Hoje vamos tratar de alimentação saudável, passando dicas úteis e básicas para o preparo de uma boa salada de folhas. Seja criativo, não fique limitado a comprar sempre as mesmas folhas. Lisa, roxa, crespa, romana, baby e americana são apenas alguns exemplos de tipos de alface. As folhas verde-escuro como rúcula, rúcula precoce e agrião, têm sabor um pouco mais amargo e são excelentes opções para dar intensidade à salada. Ainda existe endívia, mostarda, radicchio, catalonha, espinafre, escarola. As possibilidades são inúmeras. Pesquise as alternativas no supermercado e utilize sua criatividade.
--
1. Escolha os ingredientes frescos, lave e acondicione da forma adequada:
- Lave com bastante água corrente, deixe de molho com água e hipoclorito (produto próprio para folhas verdes que pode ser encontrado com facilidade em qualquer supermercado), por aproximadamente 30 minutos. Também é possível utilizar água sanitária (proporção: 1 colher de sopa para 1 litro de água).
- Escorra e enxugue as folhas ou coloque em uma centrífuga de salada (eu utilizo o da marca francesa MASTRAD que é bárbaro!) e retire todo o excesso de água. É importante não pular esta etapa porque as folhas molhadas não deixam o molho, por melhor que seja, aderir na salada, e isto faz uma diferença enorme. Além disso, as folhas molhadas na geladeira irão estragar mais rápido.
- Acondicione as folhas enxutas em um recipiente forrado com papel toalha, e coloque na parte mais baixa da geladeira. Você notará que as folhas duram muito mais.
- Nunca pique/corte folhas com faca inox, pois isso oxida e deixa aquele marronzinho feio dando a aparência de vegetal velho, sujo e estragado.
2. Preparando o molho:
2. Preparando o molho:
- Sempre que possível misturar com um “fouet” todos os ingredientes do molho da salada para que fiquem bem homogêneos. (eu utilizo o “fouet” da MASTRAD e o bowl com tampa para isto).
- Adicionar o molho da salada as folhas apenas na hora de servir para não interferir na textura e apresentação.
3. Toque pessoal:
- Seria importante dar atenção em colocar algum componente na finalização da salada que dê “crocância”, pois torna mais agradável o paladar. Neste caso pode ser acrescentado croutons (pequenas torradas cortadas em cubos), nozes, amêndoas, batatinha palha, semente de girassol, gergelim, etc. Use sua criatividade. Misturar sabores doces e salgados neste tipo de preparação é muito bem vindo, e torna o prato interessante, tanto no visual como no paladar.
-
--
Vamos dar um exemplo de uma salada que possui um “toque” especial: SALADA VERDE COM MELAÇO DE ROMÃ
-Ingredientes:
- Folhas de Radicchio
- Folhas de Rúcula
- Folhas de Agrião
- Folhas de Alface Romana
- Melaço de romã
- Azeite Extra-virgem- Sal a gosto
-OBS.: ajuste as quantidades ao seu gosto.-
Modo de preparo:
1. Lave todas as folhas e enxugue bem.
2. Pique grosseiramente com as mãos ou utilize uma faca de plástico ou cerâmica (como já mencionei acima, o aço inox oxida as folhas deixando aquele marronzinho feio, dando a impressão de sujo e estragado).
3. Misture o azeite, o melaço de romã e o sal e bata com o “fouet”, ou ainda se preferir coloque em uma garrafinha, feche bem, e chacoalhe muito ate ficar tudo bem misturado. O molho fica grossinho.
4. Acomode as folhas no prato, coloque o molho por cima, decore com sementes de romã e BOM APETITE!
-