-

-
As cebolas possuem grande diversidade de tamanhos, cores e paladares, e podem ser encontradas frescas, congeladas, em conserva, enlatadas e até desidratadas. Existem variedades de cebolas fortes, sutis, picantes ou doces. As cebolas brancas têm um sabor menos acentuado e picante que as roxas. A cebola possui em sua composição elementos importantes como: fósforo, ferro, cálcio, vitaminas A e dos complexos B e C.
-

-
Porque provoca choro?
Quando as cebolas são cortadas suas células são quebradas. Essas células possuem duas seções, uma com enzimas chamadas alinases e outra com sulfuretos (sulfóxidos de aminoácidos). As enzimas decompõem os sulfuretos produzindo ácido sulfénico. O ácido sulfénico é instável e decompõe-se em um gás volátil chamado sin-propanetial-S-óxido. O gás dissipa-se pelo ar e eventualmente chega aos olhos, onde vai reagir com a água para formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico. O ácido sulfúrico irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-os arder. Em resposta a esta irritação, as glândulas lacrimais entram em ação para diluir e lavar a irritação.
-
Dicas: Para evitar aquelas lágrimas desagradáveis ao descascar cebola, mergulhe-a por um minuto em água fervente. Além disso, uma faca bem afiada danifica menos células da cebola, fazendo com que libere menos gás, e conseqüentemente cause menos irritação nos olhos.
-