Fim de semana chegando. Nada melhor que reunir os amigos em casa. Cervejinha gelada e caipirinha à vontade. E o principal: comida de boteco. Difícil? Nem pensar. Prepare alguns quitutes de botecos para você servir em casa, abrir o apetite antes da refeição principal e saborear com os amigos como se estivesse na mesa do bar.
Sardinha à Miguel Couto (bar Pirajá)
Ingredientes:
- 400g de sardinha (3 filés inteiros), aumente a quantidade se quiser mais filés
- Suco de dois limões-Taiti
- 50g de farinha de trigo (ou o suficiente para empanar os filés)
- 100g (aproximadamente 1 xícara) de farinha panko (farinha típica da culinária japonesa, parecida com a de rosca. É vendida em alguns supermercados e lojas de produtos orientais.)
- 2 ovos
- Sal a gosto
Modo de preparo:
1. Limpe os filés.
2. Tempere-os com sal e o suco de limão.
3. Empane com farinha de trigo, ovos e farinha panko.
4. Frite em óleo quente.
Bolinho de mandioca
Ingredientes:
- 1/2 quilo de aipim (também conhecido como mandioca ou macaxeira)
- 1 ovo grande - 1/2 colher de café de noz moscada em pó
- 1/2 xícara de queijo ralado
- Aproximadamente 1 xícara de farinha de trigo
- Recheio a sua escolha
Modo de preparo:
1. Comece cozinhando o aipim até que ele fique bem macio. Quando estiver a ponto de desmanchar, amasse bem até que forme um purê. Deixe esfriar um pouco.
2. Com o purê mais frio, misture o ovo, o queijo ralado e a noz moscada, até formar uma massa homogênea. Por causa da liga do aipim, não é necessário utilizar farinha na massa, somente no momento de empanar.
3. Caso deseje rechear, siga a orientação da foto abaixo. O recheio pode ser da sua escolha, carne moída, carne seca, queijo ou calabresa. Empane na farinha e frite em óleo bem quente até que fique completamente dourado por fora.
Sanduíche rabanado de rosbife (bar Original)
Ingredientes:
- 2 fatias de pão de miga
- 20 fatias bem finas de rosbife (dica: o rosbife caseiro da Estalagem em Moema é excepcional)
- 3 fatias de tomate
- 5 fatias de mussarela
- 1 ovo
- Leite para empanar
- Parmesão ralado
Modo de preparo:
1. Sobre uma fatia de pão de miga distribua o tomate, o rosbife e finalize colocando as fatias de queijo dobradas ao meio.
2. Em uma tigela bata o ovo com um pouco de leite e passe o sanduíche inteiro montado como se fosse uma rabanada.
3. Com o sanduíche molhado, passe-o em uma travessa com o parmesão ralado até grudar queijo por toda a parte de fora.
4. Em uma frigideira, em fogo médio, coloque o sanduíche e deixe por 10 minutos de cada lado até dourar.
Pastel de costelinha (bar Veríssimo)
Ingredientes:
- 500 gramas de costela de vaca
- Sal grosso a gosto
- 200 gramas de requeijão nordestino, que pode ser encontrado em bons supermercados (se não achar, pode usar requeijão culinário. Neste caso, não use o creme de leite)
- 200 ml de creme de leite fresco (é importante que seja do fresco, não de caixinha)
- 500 gramas de massa de pastel pronta
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 2 colheres de sopa de azeite
- Pimenta do reino a gosto
Modo de fazer:
1. Comece preparando a costelinha. Retire o excesso de gordura da carne. Tempere com sal grosso. Embrulhe a costela em papel filme, e depois embrulhe em papel alumínio. Leve ao fogo baixíssimo por 12 horas. A carne tem que ficar desmanchando de tão macia.
2. Retire a carne do forno e espere esfriar. Corte em tiras bem finas. Não retire toda a gordura, pois a carne pode ressecar. Reserve.
3. Coloque o creme de leite em uma tigela. Acrescente o queijo.
4. Misture bem para ficar cremoso. Acrescente uma das colheres do azeite. Misture bem. Coloque pimenta do reino a gosto (sugestão: use meia colher de chá de pimenta). O creme tem de ficar com uma consistência de pasta.
5. Coloque o creme em um saco de confeiteiro. Reserve.
6. Coloque a costela fatiada em outra tigela. Acrescente salsa e pimenta do reino (mais ou menos meia colher de chá). Acrescente a outra colher de azeite. Misture.
7. Abra a massa. Distribua a carne pela massa de modo que forme seis montinhos com o mesmo espaço entre eles. Borrife um pouco de água, para umidificar a massa.
8. Distribua faixas de queijo em três dos lados de cada pastel. Deixe um dos lados livre. Cubra a massa e marque com as mãos as divisórias de cada pastel.
9. Agora, use um cortador de massa para marcar os limites entre as bordas de queijo e o recheio central de carne, mas sem recortar totalmente a parte do meio. Recorte e destaque o pastel do restante da massa.
10. Frite os pastéis em óleo bem quente. Frite dos dois lados.
11. Se desejar, sirva com um vinagrete feito com tomate, cebola e pimentão picado, azeite, vinagre (ou limão), sal, pimenta do reino e salsinha picada.
Bom bate-papo e bom apetite!