Com a evolução dos refrigeradores e a correria da vida moderna, na década de 70 nós ganhamos dois grandes aliados para facilitarem o dia a dia e a preparação dos alimentos: o freezer e o forno micro-ondas. Congelar alimentos é manter o sabor, a cor e o aroma do produto fresco no congelador. Porém, muitas pessoas têm dúvidas quanto ao processo de congelar ou descongelar alimentos. Acompanhe abaixo dicas extremamente úteis na realização destes processos.
Regras básicas de congelamento
- Quanto mais rápido o alimento for congelado e quanto mais devagar ele for descongelado, melhor será o resultado final.
- Sempre retire o ar de dentro das embalagens que serão congeladas, pois ele prejudica o congelamento.
- Identifique com uma etiqueta o nome do alimento, a quantidade e data do congelamento. Assim, fica muito mais fácil saber o que está no potinho e se o conteúdo ainda é próprio para o consumo.
- Congele porções que possam ser utilizadas de uma só vez, para você não precisar descongelar tudo e usar apenas metade ou uma pequena quantidade.
- Mantenha uma lista dos alimentos congelados. Assim, você não precisa abrir o congelador sem necessidade.
- Nunca congele receitas à base de maisena, gelatina pura, maionese, claras cozidas ou em neve, gema crua, ovo cozido, vegetais crus, creme de chantilly, iogurte, verduras de folhas (como por exemplo, alface, agrião e espinafre) e algumas frutas, como banana e pêra d’água.
- Ocupe no máximo 75 % da capacidade de seu congelador. Nunca "lote" completamente, porque assim o ar não terá espaço para circular.
Descongelar é o processo que faz os alimentos congelados voltarem à sua condição natural.
Regras básicas de descongelamento
Não basta manter as propriedades dos alimentos enquanto ele permanece congelado. É preciso também estar atento para que o alimento não perca qualidade durante o descongelamento. Veja só o que precisa ser observado na hora de tirar um alimento do congelador:
- Para não prejudicar a qualidade dos alimentos, evite descongelar em água corrente.
- Vegetais congelados no processo de branqueamento* (provocar um choque térmico nos alimentos) podem ser imediatamente refogados ou cozidos.
- Molhos podem ser descongelados diretamente em fogo baixo.
- Os demais alimentos, incluindo carnes, aves, peixes, massas, bolos recheados e sobremesas geladas, devem ser retirados do congelador 24 horas antes do uso e colocados na geladeira.
Fique atento às sugestões de tempo de armazenamento para alimentos congelados:
- Pães e massas: 3 meses
- Legumes e verduras: 12 meses
- Filé de peixe: 2 meses
- Carne moída: 4 meses
- Frutas: 9 meses
- Manteiga: De 3 a 8 meses
* O processo de branqueamento é basicamente um choque térmico. Assim sendo, o alimento deve ser (de preferência) lavado, descascado e picado e submetido à fervura (entre 70ºc a 80ºc) por um período que irá variar de acordo com o tipo de alimento. Escorrido rapidamente, o legume, verdura ou a fruta deve ser conduzido para água gelada pelo mesmo período de tempo que foi submetido a fervura. Após isso, escorra bem, e coloque dentro de um saco plástico, retirando o máximo que puder de ar dentro.