quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cozinhando Com Saúde (7 pecados capitais na cozinha)

Antes de pensar em nutrientes, alimentos e uma refeição saudável, é preciso prestar atenção na higiene do ambiente em que são manipulados e preparados e nos materiais utilizados. São pequenos detalhes que fazem uma grande diferença. Os “7 pecados capitais” mais comuns cometidos na cozinha são:
1. Tábua de corte para alimentos: a grande maioria das pessoas utiliza tábua de madeira, que por ser super porosa, normalmente não “seca” de forma adequada, se transformando em um ninho de bactérias, mofos e fungos. O ideal é utilizar tábua com material antibacteriano. A tábua da
SILIT é bárbara porque tem tratamento anti-bactéria e não absorve odores, possibilitando assim que você possa cortar uma grande variedade de alimentos sem interferir no sabor dos mesmos, além de não agredir a lâmina de suas facas. Outra característica legal, é que a tábua da SILIT pode ser utilizada dos 2 lados.
-
-
2. Colher de pau: o mesmo problema das tábuas de madeira. Aconselho material que não contenha porosidade e também seja, de preferência, em peça única onde existe contato da colher com o alimento. Isto porque nas junções existe um acúmulo de resíduos que pode virar um foco de microrganismos nocivos a saúde. Aconselho as colheres e espátulas da MASTRAD, que são feitas em peça única, com estrutura metálica interna, e suportam temperaturas de -40°C a +220°C, o que as tornam duráveis, pois não deformam, não mudam de coloração e não causam queimadura nas mãos caso sejam esquecidas dentro de uma panela quente. O fato de ser de Silicone significa que você pode usá-la em panelas com antiaderente.
-
-
3. Lixeira de pia: o ideal é não ter lixeira em cima da pia, pois ela é outro grande foco de microrganismos. O mais correto é que a lixeira esteja no chão (bem vedada), longe da área de manuseio de ingredientes e alimentos. Aconselho qualquer lixeira com pedal da marca SIMPLEHUMAN, pois todas têm vedação adequada, e o saco plástico (foco de microrganismo quando exposto), fica todo na parte interna. Entre os vários modelos da marca americana destaco três: LIXEIRA BUTTERFLY, projetada para ter maior durabilidade, possui estrutura e pedal de aço inox e tampa com design exclusivo que possibilita a abertura de maneira prática e elegante; LIXEIRA RETANGULAR COM PEDAL, feita em aço inox, com o acabamento “Fingerprint Proof” (nada de marquinhas de dedos espalhadas pela superfície), dando uma contínua aparência de limpeza; e LIXEIRA REGULAR COM TRAVA, ideal para quem tem animal de estimação ou crianças em casa, pois possui uma eficiente trava anti-pet.
-
-
4. Escorredor de pratos: é um item que as pessoas, em geral, se esquecem de limpar de forma adequada, o que acaba criando resíduos “pretos” e “limo”, sinônimo de falta de higiene. Aconselho os escorredores da SIMPLEHUMAN, especialmente os modelos STEEL FRAME (excelente para quem tem pouco espaço, pois possui gaveta retrátil, porta-facas com refinado acabamento em bambu e porta-copos com função tensora que possibilita o ajuste do copo ao escorredor) e o ESCORREDOR SYSTEM (inovador com seu sistema bidirecional de escorrimento de água, possibilitando sua utilização em qualquer um dos lados da pia). Os dois são fabricados com sistema de escoamento de água e feitos em aço inox com acabamento “Fingerprint Proof”.
-
-
5. Esponja: ela é, talvez, a maior vilã em cima da pia, sendo um ambiente ideal para a proliferação de bactérias por estar sempre úmida. É necessário trocá-la com freqüência, e toda vez que for utilizada, é imprescindível lavá-la bem, espremê-la, retirando assim todo excesso de água, e deixá-la sob um suporte em grade para que seque de forma adequada.
-
6. Porta detergente: outro item normalmente esquecido de ser lavado adequadamente e com freqüência. Uma opção bacana e inovadora é o porta detergente líquido com sensor da SIMPLEHUMAN que evita contaminação cruzada por não haver necessidade de contato com a esponja ou com as mãos. Basta aproximar as mãos do sensor que o detergente sairá automaticamente, evitando contaminações através de contato com o produto. Um conceito muito difundido em cozinhas industriais e ambientes hospitalares, que a marca americana traz para sua casa.
-
-
7. Filtro de água: outro item esquecido de ser higienizado com freqüência. É indispensável sempre prestar muita atenção e seguir as recomendações do fabricante como indicado.
-
* Para saber onde encontrar os produtos citados basta clicar nos links:
SIMPLEHUMAN, SILIT e MASTRAD.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário