terça-feira, 6 de outubro de 2009

A origem dos alimentos (Mandioca)

Na região do Nordeste, ela é conhecida como macaxeira. No sul, como aipim. Mas tem ainda muitos outros nomes: pão-de-pobre, maniva, maniveira, macamba, uaipi, pau de farinha. Estou falando da nossa tradicional mandioca, palavra de origem tupi que batiza essa delícia, campeã da preferência nacional, da qual o Brasil, orgulhosamente, é o maior produtor do mundo. A mandioca, nome pelo qual é conhecida a espécie comestível e mais largamente difundida do gênero Manihot, composto por diversas variedades de raízes comestíveis, foi cultivada por várias nações indígenas da América Latina que consumiam suas raízes, tendo sido exportada, levada pelos colonizadores ibéricos, principalmente para a África, onde constitui, em muitos casos, a base da dieta alimentar. O nome dado ao arbusto da Manihot é maniva. Trata-se de um arbusto que teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil (sudoeste da Amazônia) e que, antes da chegada dos europeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar, até à Mesoamérica (Guatemala, México).
-
-
Existem diversas variedades da planta, que se dividem em mandioca-doce e mandioca-brava (ou mandioca-amarga), de acordo com a presença de ácido cianídrico (que é venenoso se não for destruído pelo calor do cozimento ou do sol). As variações não se restringem apenas a quantidade de ácido cianídrico. Variam também as cores das partes de folhas, caules e raíz, bem como sua forma. No Brasil, a mandioca é consumida na forma de farinhas, da qual se faz a farinha de mandioca e tapioca ou, em pedaços cozidos ou fritos. Dela também se faz outra farinha: o polvilho (fécula de mandioca), doce ou azedo, que serve para a preparação de diversas comidas típicas como, o pão de queijo. Está muito presente também no preparo de receitas típicas da Amazônia como o tacacá, o molho tucupí e com suas folhas cozidas prepara-se a maniçoba. Dela também são feitas bebidas como o cauim (indígena) produzido através de fermentação. Por meio de um processo de destilação é produzida uma cachaça ou aguardente de mandioca conhecida como tiquira, comum no Estado do Maranhão, mas pouco conhecida no restante do Brasil.
-
-
Mas esta raiz que se transforma em pratos saborosos é deficitária quando o assunto é nutrição: é pobre em proteínas e vitaminas. Agora, duas novas variedades prometem corrigir isso: a super mandioca e a espécie conhecida como mandioca amarela. As pesquisas que resultaram na produção da super mandioca e na descoberta da mandioca amarela foram desenvolvidas na Estação Experimental de Biologia da Universidade de Brasília.
-