quinta-feira, 22 de março de 2012

Criatividade russa

Já imaginou ir a uma cafeteria, comer e beber à vontade e não ter que se preocupar com o valor de cada item consumido? Na cafeteria russa Babochki Anticafé, localizada em Moscou, os clientes podem tomar o quanto de chá e café quiserem e não pagarão por cada xícara. Podem também se servir de deliciosas e suculentas sobremesas, que, assim como as bebidas, não têm custo. No entanto, é preciso desembolsar 1.5 rublo (o equivalente 9 centavos de real) por cada minuto de permanência. Na inusitada cafeteria, os clientes podem também consumir alimentos que levarem de casa, assistir a filmes, brincar com jogos de tabuleiro, jogar videogame de última geração, além de conexão Wi-Fi grátis. O ambiente é bastante iluminado, e a intenção é disponibilizar um ambiente aconchegante para reuniões e encontros criativos para todos os gostos.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Mitos e verdades na cozinha

Você já deve ter ouvido muitos mitos sobre culinária circulando em restaurantes, festas em família (provavelmente saídos da boca de mães e avós) ou até mesmo na própria internet. Afinal, a cozinha parece ser um local ideal para o surgimento de mitos e confusões. Mas o que realmente é mito ou verdade. Vamos esclarecer.
1 - Se não colocar óleo na água do cozimento do macarrão, ele gruda.
R: MENTIRA.
O segredo para um bom cozimento de massa é apenas a abundância de água. Sempre que for cozinhar massa, procure utilizar uma panela bem larga e grande que caiba muita água. Se colocar óleo, ao jogar o molho a massa não vai absorver o sabor dele. Assim que a água estiver fervendo, jogue a massa e cozinhe por nove minutos.
2 - Colocar folhas verdes de molho no vinagre ou limão não é suficiente para matar as bactérias.
R: VERDADE.
Vinagre e limão não matam bactérias, servem apenas como tempero. Coloque as folhas de molho em água com hipoclorito (solução encontrada em supermercados) por 20 minutos, lave e passe-as na centrífuga para secá-las. Guarde em uma vasilha na geladeira e pronto. Adeus risco de bactérias.
3 - O lado brilhante do papel alumínio deve ser para usado para cima, e o fosco para baixo.
R: MENTIRA.
Não faz diferença nenhuma o lado que está para cima. Segundo o livro “O que Einstein disse a seu cozinheiro”, de Robert L. Wolke, os lados do papel alumínio só são diferentes um do outro porque, para enrolá-los mais rapidamente, as fábricas colocam dois rolos por vez nesse processo, o que deixa um dos lados fosco.
4 - Os cogumelos devem ser lavados em água e enxugados corretamente, pois são cultivados em esterco.
R: VERDADE.
Dizem que não é aconselhável lavar os cogumelos, porque eles absorvem água. Isso não é verdade. Se perceber que os cogumelos estão soltando água na frigideira e que estão cozinhando em vez de dourarem, isso não tem nada a ver com a lavagem. É porque os cogumelos são compostos de água, e você colocou quantidade muito grande de uma vez. Refogue sempre em porções menores ou use uma frigideira maior.
5 - Todo o álcool usado em cozimento evapora.
R: MENTIRA.
Não apenas o álcool não evapora por completo, como mesmo a flambagem não o elimina por completo. Um cozimento de 20 minutos faz evaporar apenas aproximadamente 50% do etanol. Só não entendo por que alguém se preocuparia com isso, já que as quantidades usadas na culinária são ínfimas.
6 - Cozinhar feijão com sal deixa o grão duro.
R: MENTIRA.
Cozinhar o feijão com sal não tem quase nenhum impacto na sua consistência. Qualquer feijão que fique duro depois de cozido é, provavelmente, velho mesmo. Na verdade, pesquisas demonstram que salgar o feijão pode até fazê-lo cozinhar mais rápido.
7 - Todo peixe cheira mal.
R: MENTIRA.
De jeito nenhum. Pode parecer estranho, mas o peixe não tem necessariamente cheiro ruim. Quando saem da água, nem peixes, nem crustáceos têm cheiro. O cheiro ruim é de seu processo de decomposição. Indica que o peixe não está muito fresco. Portanto muito cuidado na hora de comprá-los.



Fontes: Yahoo!