sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Conferimos ao Vivo

Salvador (Bargaço)A história que contam na capital baiana deste restaurante é a seguinte: o proprietário, Leonel Evaristo da Rocha, que era garçom, resolveu abrir um bar e começou a servir pratos típicos da culinária baiana que rapidamente fizeram enorme sucesso. Mas a pessoa que fez a placa do estabelecimento errou no português e ao invés de escrever “Bargaçon”, escreveu “Bargaço”, nome pelo qual o restaurante ficou conhecido. Nós provamos de entrada a casquinha de siri e o bolinho de aipim com camarão seco (que por sinal, estava divino!), este último acompanhado de uma espécie de vinagrete com coentro e um molho de pimenta da casa, que apesar de ardida era extremamente saborosa. O prato principal foi uma moqueca mista feita com polvo e camarão, acompanhada de arroz branco, pirão e farofa de dendê. Tudo feito com muito capricho e o sabor divino. EXCELENTE!
-
Obs.: o Bargaço iniciou o que seria o marco da comida baiana e frutos do mar no Brasil. Hoje, o restaurante possui várias filiais espalhadas pelo país.
-
Endereço: Rua Antonio da Silva Coelho, Qd 43 Lt 18/19 Jardim Armação - Salvador - BA - CEP 41.750-040 Tel. (71) 3231-1000 / 5141 - Fax: (71) 3231-5589
-
-
Curitiba (Dop Cucina)
O restaurante está localizado no fundo de uma loja de vinhos Expand. Decoração impecável, serviço excelente! Os proprietários estão presentes no salão o tempo inteiro conferindo a qualidade dos pratos, o serviço e atendendo pessoalmente a clientela. Vale ressaltar que um deles é enólogo e sommelier, o que facilita muito na escolha do vinho para acompanhar os pratos. Além dos pratos, que estavam feitos com muito capricho pelo Chef Paulino, o atendimento e a simpatia dos donos fazem a diferença. Tive a oportunidade de conversar com todos eles. Começamos com uma entrada de raviolini de gema e azeite trufado. Como prato principal degustamos um robalo com crosta de amêndoas no molho de limão siciliano acompanhado de pupunha e alcachofras. E de sobremesa sorvete de coco. Sabor, apresentação, textura, temperatura e quantidade excelentes. Destaque para os molhos dos pratos que estavam muito bem feitos, e a massa do raviolini muito leve. Os vinhos para acompanhar os pratos foram um tinto leve sul africano de uvas shiraz e um tinto chileno Concha y Toro.
-
Obs.: É recomendável fazer reserva, pois as mesas estavam todas ocupadas.
-
Endereço: Rua Benjamin Lins, 559 – Curitiba, Paraná. Telefone: 41 3078-1111.
-
São Paulo (Yogurberry)Fomos conferir as delícias da YOUGURBERRY (Shopping Jardim Sul), uma rede de sorvetes de iogurte (Frozen-Yogurt) fundada em 2000 na Coréia do Sul, que chegou ao Brasil no ano passado. Achamos a loja com forte conceito e apresentação, além de possuir um produto super bacana e extremamente saudável, afinal, é 100 % natural, adoçado com açúcar de frutas (frutose), possui baixo teor calórico e Bifidus Lactobacillus (bactérias que auxilia na digestão). Em compensação o serviço e a estrutura deixam muito a desejar: vários itens do cardápio estavam em falta; não havia nenhuma opção de cartão, nem mesmo débito; e principalmente má vontade (ou seria despreparo?) por parte dos funcionários no atendimento. Pedimos uma porção média com blueberry, mas a atendente colocou uma porção pequena, e quando fomos reclamar (com toda a educação), achamos que a atendente fez com má vontade, o que logicamente pelo preço que custa o produto é inadmissível. Provamos também a opção com cobertura de frutas vermelhas. A cobertura era muito boa, com pedaços de frutas, não muito doce e natural. No geral pela deficiência no atendimento, não voltaríamos mais. Esperamos realmente que a rede melhore o atendimento e cumpra tudo que está no cardápio.
-
-

domingo, 25 de outubro de 2009

Cozinhando com a ARTHOME (Risoto de Vinho Tinto)

No mês de julho escrevemos um post sobre como preparar um bom risoto (para rever basta clicar aqui). Hoje resolvemos trazer um “risoto romântico” e super fácil de preparar: Risoto de Vinho Tinto.
-
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de azeite
- 250 gramas de arroz arbório ou carnaroli
- 1 à 2 dentes de alho amassado
- 1 alho-porró fatiado (apenas a parte branca)
- 2 xícara de vinho tinto de sua preferência
- 5 ou mais xícaras de caldo base de legumes
- 100 gramas de manteiga
- sal à gosto
-Modo de Preparo:
- Aqueça a panela com azeite, e adicione o alho-porró e alho. Refogue bem.
- Junte o arroz arbório e refogue até que todos os grãos estejam envoltos pelo azeite.
- Acrescente o vinho e o caldo base de legumes alternadamente, e mexa sem parar até o arroz estar cozido e o risoto cremoso.
- Acerte o sal e junte a manteiga.
- Sirva com queijo ralado.
-Dicas:
- Use uma panela grossa com condução de calor por toda a extensão, assim você terá um resultado uniforme. O ideal é utilizar uma caçarola baixa e larga da marca SILIT, para que você possa mexer.
- Risoto tem que mexer sem parar, para ficar bem cremoso.
- Um caldo base faz diferença, assim como arroz, vinho e manteiga de qualidade.
- Esta receita indicamos para acompanhar carnes vermelhas.
-
BOM APETITE!
-