quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cozinha Tecnológica (Fogão de Indução)

Com o passar dos anos novas tecnologias são desenvolvidas na culinária para dar resultados mais precisos, gerar maior conforto ou simplesmente para deixar os utensílios menores e mais práticos. Com todas estas possibilidades disponíveis dentro dos lares as empresas de utensílios para cozinha não perderam tempo para utilizarem tecnologia de ponta na hora de “lançar” ou reinterpretar itens clássicos da cozinha. O FOGÃO DE INDUÇÃO é um bom exemplo disso. Despertando o desejo dos mais exigentes chefs e amantes da cultura gourmet, como também dos adeptos da tecnologia, essa nova tecnologia ainda é pouco conhecida no Brasil.
-
-
E um dos melhores fogões de indução disponível no mercado brasileiro é o da marca alemã SILIT. Design funcional (compacto e leve, pode ser levado para qualquer lugar que tenha acesso a rede elétrica, como também pode ser instalado em qualquer tipo de superfície), facilidade de limpar; alta tecnologia (funciona apenas com campo eletromagnético, sendo possível manter com precisão a temperatura de cozimento), segurança (só existe calor na região onde há contato entre a panela e o fogão) e praticidade (economiza muito tempo e energia se comparado a outros tipos de fogão), são características que fazem desse fogão um excelente custo benefício. Como o fogão por indução funciona apenas com campo eletromagnético, é preciso utilizar panelas que contenham ferro em sua composição.
-
Uma dica é utilizar as panelas da SILIT (as da linha MINIMAX são coloridas e com design moderno e descolado) que contenham a tecnologia exclusiva SILARGAN®, que permite utilizá-las em todos os tipos de fogões, inclusive no de indução.
-

Receitas rápidas para o inverno

Como estamos em pleno inverno vamos passar duas receitinhas deliciosas, ideais para servir em um clima frio e de preparo ultra-rápido quando utilizando as panelas de pressão SICOMATIC.
-
BAIÃO DE DOIS ULTRA-RÁPIDO
É uma comida típica do sertão do nordeste. Originalmente, cozinha-se o feijão em uma panela de ferro, e só depois, o arroz é acrescentado e deixa-se cozinhar. O processo todo demora muito tempo. Para facilitar, é possível cozinhar quase tudo ao mesmo tempo, na panela de pressão SICOMATIC.
-
-
Ingredientes:
- 200 grs. de feijão
- 300 grs. de arroz parbolizado
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola grande picada
- 2 cenouras medias picadas em cubos grandes
- 150 grs. de bacon em cubos
- 250 grs. de lingüiça defumada em cubos grandes
- 250 grs. de lombo em cubos grandes
- 1 caldo de galinha ou de vegetais
- 250 grs. de queijo coalho em cubos
- sal a gosto- coentro picado a gosto para finalizar-Modo de preparo:

1. Deixe o feijão de molho por no mínimo 12 horas.
2. Refogue o bacon, a lingüiça e o lombo deixando bem dourado. Reserve.
3. Coloque na panela de pressão SILIT SICOMATIC na seguinte ordem e tudo cru, com exceção das carnes já refogadas: feijão, arroz, alho, cebola, cenoura, carnes, caldo de galinha ou vegetais e acrescente água (aprox. 1 litro) ou até chegar ao nível dos alimentos. Atenção: não deve ultrapassar. PARECE que vai faltar água e não dar certo, mas funciona.
4. Feche a panela e leve ao fogo no nível 1. Assim que pegar pressão (é só observar o pino cinza que vai subir), diminua o fogo para médio e cozinhe por 5 MINUTOS, (não mais que isso, porque senão alguns ingredientes vão perder a textura).
5. Espere o pino abaixar completamente e perder a pressão, e somente depois abra a panela.
6. Mexa com delicadeza para os ingredientes se misturarem.
7. Acrescente o queijo coalho se desejar no arroz quente.
8. Polvilhe por cima o coentro picado e.....BOM APETITE!
-
Dica: Se desejar sirva com molho de pimenta de cheiro ou pimenta biquinho.
-
CALDO VERDE RÁPIDO
Deliciosa e tradicional receita que faz sucesso nas noites frias de inverno. O caldo verde é uma ótima pedida para a temporada, especialmente essa receita de preparo rápido.
-
-
Ingredientes:

- 6 batatas grande descascadas e cortadas em cubos médios
- 1 talo de alho-poró
- 1 dente de alho amassado
- 1/2 cebola picada
- Caldo base de vegetais o quanto baste ou 1 1/2 cubo de caldo de vegetais ou galinha
- Couve cortado bem fininho
- 2 a 3 lingüiças defumadas cortadas em rodelas
- sal a gosto
-
Modo de preparo:
1. Refogue as rodelas de lingüiça e coloque sob um papel toalha, cubra com outro papel toalha e tente retirar o máximo de gordura. Reserve.
2. Leve à panela de pressão SICOMATIC ao fogo e refogue a cebola, alho, e alho poro (parte branca em rodelas finas).
3. Coloque as batatas e cubra com o caldo ou água+cubo de caldo. Feche, coloque no nível 1 e leve ao fogo. Assim que pegar pressão (pino cinza sobe), contar 5 minutos.
4. Esperar perder a pressão, abrir, acertar o sal.
5. Bater as batatas com um mixer ou no liquidificador.
6. Acrescentar as lingüiças e a couve.
7. Desligue e sirva com pão.
-
BOM APETITE!
-