quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Cozinha saudável

Preparar uma deliciosa sobremesa, um jantar para os amigos ou até mesmo aquele almoço para a família. O que parece uma atividade corriqueira ou prazerosa para alguns, pode se transformar em um enorme problema. Uma colher de pau mal higienizada, uma pia suja ou um pano de prato usado podem representar enormes riscos para a saúde que muitos nem imaginam. Isto porque, lugares úmidos, quentes e com resíduos de alimentos são perfeitos para a proliferação de bactérias. Por isso, dicas simples, mas muito eficientes, e utilização correta de alguns materiais e utensílios, são importantes para manter a cozinha higienizada e afastar os micro-organismos causadores de doenças. Eis algumas dicas:
Colher de pau nem pensar Velha conhecida das cozinhas é apontada como um dos maiores vilões quando o assunto é contaminação. Tudo porque os microrganismos que se fixam nas ranhuras da madeira dificilmente são removidos durante a lavagem e sobrevivem por longos períodos. Ao reutilizá-la, essas bactérias podem contaminar os alimentos, causando inúmeras doenças. O ideal é trocar por colheres e espátulas de silicone. A marca francesa MASTRAD oferece utensílios de cozinha em silicone, que além de um design inovador, garantem um ambiente livre de contaminação. Se quiser saber mais sobre esses produtos clique aqui.


Mãos sempre limpas Manter as mãos sempre limpas e higienizadas é essencial para manipular alimentos e não contaminá-los com sujeira ou bactérias do ambiente. Além disso, unhas curtas, sem esmaltes, anéis ou pulseiras, e cabelos sempre presos e protegidos, são essencial para quem está manipulando alimentos ou preparando uma simples refeição.
Jogue fora o pano de pia Água e resíduos de alimentos são necessariamente o que as bactérias e micro-organismos precisam para se proliferar. Por isso, o pano de prato e principalmente o pano de pia são um ambiente perfeito para essa proliferação. Use toalhas descartáveis, que além de serem higiênicas, eliminam a necessidade de lavar panos, o que resulta na perda de tempo e gastos ainda maiores. Outra opção é utilizar os rodinhos de pia, que podem ser higienizados de maneira rápida e simples.
Elimine a lixeira de pia Ter uma lixeira na pia é o mesmo que cozinhar ao lado do lixo e perto de muitos agentes contaminantes. Isto porque a lixeira em cima da pia, com restos de comida, é ideal para o crescimento de bactérias, que podem ser transferidas para os alimentos manipulados na pia. Lugar da lixeira é no chão, com saco próprio trocado diariamente e abertura por pedal, para evitar que as mãos toquem no lixo. É exatamente neste ponto que a marca americana SIMPLEHUMAN se encaixa ao oferecer lixeiras cheias de estilos, com alta tecnologia (alguns modelos tem abertura por sensor e desodorizador) e materiais que não deixam impressões digitais marcadas (o que as deixam com aspecto sempre limpo). Para conhecer a linha completa de produtos que a SIMPLEHUMAN oferece para sua cozinha acesse http://www.simplehuman.com.br


Fontes: Yahoo!