domingo, 18 de abril de 2010

A Origem dos Alimentos (Alho)

Como falamos da cebola no post anterior, nada melhor que falarmos de seu companheiro quase inseparável: o alho, uma raiz, cujo bulbo se constitui de vários dentes. Utilizado medicinalmente há mais de 5 mil anos, o alho (nome científico Allium sativum) era o muito usado para combater doenças pulmonares e intestinais pelos gregos, que o chamavam de “rosa de mau cheiro”, devido ao forte odor que exalava, resultado de uma substância chamada alicina, a qual contém enxofre. Existem referências ao alho, nas pirâmides de Gisé, no Egito, onde se acreditava que a ingestão de alho aumentava o rendimento físico e protegia contra as epidemias, por isso, os escravos, durante a construção da pirâmide de Queóps, eram alimentados com esta raiz. No século XIX, Louis Pasteur demonstrou as propriedades anti-sépticas do alho, informação que foi utilizada nas Guerras Mundiais pelos exércitos ingleses, alemães e russos para combater a tuberculose e infecções. Mas o alho ficou famoso mesmo pela sua utilização em quase todas as culinárias do mundo para agregar um agradável sabor e aroma aos alimentos.
-
-
Dicas:
- Para retirar o cheiro do alho das mãos, experimente esfregá-las debaixo da água corrente com uma colher de inox, como se fosse sabonete.
- Quando fritar o alho, tenha cuidado para não queimá-lo, pois o prato ficará com um sabor ácido. - Para eliminar o desagradável hálito provocado pelo alho, masque salsa fresca ou grãos de café.
-