sábado, 14 de janeiro de 2012

Dicas de Verão: saladas

Para um país como o Brasil, onde o clima no verão é extremamente quente, uma grande dica de alimentação é salada, sempre uma ótima opção de entrada ou mesmo prato principal. Vale lembrar que misturar folhas verdes com legumes crus ou até cozidos, carnes de peixe e frango cozidas, frias ou quentes e mesmo com frutas tornam o prato muito mais rico em nutrientes e mais bonitos na sua apresentação. Selecionamos duas receitas fáceis, extremamente saborosas e de alto valor nutritivo. 
Salada verde com morangos e brie 
Ingredientes: 
- Folhas verdes variadas equivalentes a dois pés de alface 
- 200 gramas de queijo tipo brie (pode ser substituído por camembert, ementhal ou gouda) 
- 1 caixa de morangos, limpos e cortados em fatias longitudinais (experimente também frutas como pera, melão e manga) 
Modo de preparo: 
- Rasgue todas as folhas, acomodando-as em um recipiente. 
- Corte o queijo em pedaços pequenos e disponha sobre as folhas. 
- Arrume os morangos de forma que eles fiquem distribuídos homogeneamente sobre as folhas verdes, procurando dar harmonia na cor. 
- Regue com o molho de sua preferência e sirva em seguida.


Salada verde de todo dia 
Ingredientes: 
- Folhas verdes variadas equivalentes a dois pés de alface (como por exemplo, espinafre, alface americana e alface lisa) 
- 2 tomates da qualidade que preferir, cortados como desejar 
- Folhas de manjericão (ou hortelã) picadas 
- 200 gramas de queijo de sua preferência (sugestões: parmesão, provolone ou ementhal) 
- Nozes picadas 
Modo de preparo: 
- Rasgue as folhas. Misture todos os outros ingredientes, menos as nozes. 
- Regue com o molho e misture tudo com as mãos até o molho incorporar bem. Jogue as nozes por cima e sirva em seguida.



Dicas de molhos: Experimente utilizar molho de iogurte ou até mesmo de mostarda com mel. 

Obs.: vale ressaltar que o consumo de verduras e legumes crus garantem a absorção de todos os nutrientes de cada um deles, tornando a refeição ainda mais saudável. 

Fonte: yahoo!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Dicas de Verão: sucos

No verão é imprescindível tomar bastante água para manter o organismo hidratado. Além da água, os sucos são ótimos para climas quentes demais ou mesmo para as pessoas sem tempo de se alimentar com calma. Isto porque eles possuem muitos nutrientes e podem suprir certas necessidades orgânicas. No verão a perda hídrica é maior do que em qualquer estação do ano, e com os sucos conseguimos repor água, vitaminas e sais minerais. E se você logo pensou em uma bela laranjada ou limonada bem doce, trate de expandir seus horizontes. Algumas combinações de frutas, verduras e vegetais podem melhorar muito o funcionamento do organismo e prevenir uma série de problemas.


Abaixo, algumas dicas de sucos deliciosos, alguns bem diferentes, para matar a sede no verão e manter o corpo hidratado, saudável e em forma:
Melão com erva doce: ótimo para manter a barriguinha em forma.
Abacaxi com hortelã: a combinação, além de clássica e deliciosa, é altamente digestiva e diminui os gases retidos no organismo.
Água de coco, abacaxi e hortelã: além de ser extremamente refrescante, é digestivo e isotônico.
Abacaxi, figo e gengibre: diminui o colesterol e favorece o trabalho da vesícula biliar.
Beterraba com cenoura: ideal para acelerar o efeito dourado na pele, pois oferece betacaroteno. A adição de laranja e caju também faz da bebida uma fonte de vitamina C, que atua na produção de colágeno.
Maçã e alface: funciona como um antidepressivo leve e vasodilatador, que ativa também a memória e combate a ansiedade e o estresse.
Maçã e brotos: é refrescante, relaxante e rejuvenescedor. É possível também utilizar ramos de salsinha, que têm função diurética e adstringente.
Pêra, banana e alface: indicado para quem sofre de insônia. Laranja com couve: fonte de ferro e vitamina C, que ajudam no combate da anemia.
Melancia com hortelã: além de ser extremamente refrescante, ajuda a hidratar o organismo.
Goiaba: contém ferro, tanino, vitamina A e muita vitamina C. Esta fruta promove o metabolismo das proteínas e ajuda a prevenir a acidez e fermentação dos carboidratos durante a digestão.
Acerola: é o suco com maior fonte de vitamina C.
Uva: estimula a digestão e regenera as células do fígado e dos rins.
Laranja: fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Ajuda a combater resfriados, gripes, febres e possui efeito anti-hemorrágico.
Mamão: estimula e tonifica o organismo. É ótimo para a digestão e contêm substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas. Também protege as mucosas dos intestinos.
Maracujá: tem propriedades antissépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e pode ser utilizado como calmante natural.
Pêssego: ajuda a tratar desde inflamação dos rins, erupções da pele, fungos, intestino preguiçoso e ácido úrico a problemas respiratórios e doenças do coração.
Manga: tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue.


Dicas
Com leite ou água?
O preparo de sucos com leite não é recomendado, pois é um alimento de difícil digestão. Com água os sucos ficam mais leves e refrescantes.
Açúcar
Evitar ao máximo.
Sucos de polpas
A polpa não mantém os mesmo nutrientes das frutas frescas. Até a polpa ser batida com líquido ela já perdeu 80% dos nutrientes.