sábado, 6 de março de 2010

A Origem dos Alimentos (Arroz com Feijão)

Você acredita que exista no Brasil um casamento duradouro e perfeito? A resposta é sim. E para confirmá-la experimente sentar à mesa no interior de Goiás ou pedir uma quentinha no centro de São Paulo, e verá que o casamento mais antigo e duradouro realizado no Brasil vai marcar presença, não importando a variação, a combinação ou os métodos de preparo. Esse “casamento” celebra uma poderosa parceria de aminoácidos que começou a ser feita por simples intuição no Brasil a partir do século 16. Como o arroz é um alimento rico em amido, proteínas e vitaminas e o feijão em potássio, sais minerais essenciais, além de ferro, proteínas e também vitaminas, o tradicional arroz com feijão, quando balanceado de forma correta é o prato perfeito para manter um corpo saudável e disposto para um dia de trabalho. A combinação é perfeita, o único aminoácido que não existe no arroz, a lisina, é encontrado no feijão, e a metionina, abundante no arroz, não é encontrada no feijão. Como em qualquer casamento, os parceiros se complementam. Essa mistura potencializa a síntese de proteínas essenciais para a reparação e construção de tecidos e para a produção de hormônios. Ou seja, com o tempo, descobriu-se que havia uma química poderosa nessa união duradoura.
-

-Existem muitas variedades de arroz e de feijão. Em virtude disso, é possível fazer diversas combinações. Hoje em dia, é cada vez mais comum a utilização do arroz integral, variedade mais saudável do que o arroz normal. O feijão, normalmente feijão-da-índia, vem sendo substituído por outras variedades de leguminosas, como o feijão-azuqui, grão-de-bico, lentilha e até soja (nestes três últimos casos, o prato deixa de se chamar arroz com feijão e não tem denominação específica).-O ArrozO cereal teria surgido 2.000 a.C. na Indochina, ou em berço africano, no Vale do Níger, por volta de 1.000 a.C. Mas diversos historiadores e cientistas apontam o sudeste da Ásia como o local de origem do arroz. Na Índia, uma das regiões de maior diversidade e onde ocorrem numerosas variedades endêmicas, as províncias de Bengala e Assam, bem como em Mianmar, têm sido referidas como centros de origem dessa espécie. O arrozal aquático foi uma imensa conquista, desenvolvida na China entre o quinto e o primeiro séculos anteriores à era cristã, e que permitiu a ampliação da produção a ponto de transformá-lo na cultura de mais alta rentabilidade por hectare até a época moderna. O cereal foi usado não só para alimentação. As variedades especiais eram usadas como oferendas em cerimônias religiosas na Índia. Mas o árabe foi o grande responsável por sua disseminação pelo mundo. Nas Américas, ele chegou com os espanhóis. Alguns pesquisadores apontam o Brasil como o primeiro país a cultivar esse cereal no continente americano. O arroz era o “milho d'água” (abati-uaupé) que os tupis, muito antes de conhecerem os portugueses, já colhiam nos alagados próximos ao litoral.
-

-
O Feijão
A origem do feijão é americana. Há duas hipóteses. Ele teria surgido 7.000 a.C. no México; ou ainda 10.000 a.C. no Peru. Na Grécia e no Egito antigo, o feijão era cultivado como símbolo da vida. Os romanos antigos usavam o feijão nas festas gastronômicas e até mesmo para pagar apostas. As ruínas de Tróia revelam evidências de que o feijão era o prato favorito dos robustos guerreiros troianos. E tudo indica que as guerras foram as principais responsáveis por sua disseminação pelo mundo uma vez que esse alimento fazia parte essencial da dieta dos guerreiros em marcha. No Brasil, já existia feijão antes da chegada dos portugueses, mas os índios não morriam de amores por essa leguminosa. Os negros escravizados também não. Como os portugueses gostavam mais de favas, supõe-se que foi o brasileiro que se tornou o grande consumidor de feijão. E por um simples motivo: além de nutritivo, o plantio é fácil e rápido.
-


Dica: o ideal é combinar três partes de arroz para uma de feijão.