quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sabor com Luxo: o caviar da Petrossian

Para alguns abonados que podem pagar centenas de reais por míseras gramas, o caviar é uma iguaria dos deuses. Aliás, poucas iguarias têm tanto apelo no universo gourmet quanto o caviar. Considerada a melhor marca de caviar do mundo, a francesa Petrossian desembarcou no Brasil em 2010 com o propósito de movimentar um mercado ainda pouco explorado no país. Atualmente com filiais em Nova York e Los Angeles, em abril de 2011, a empresa inaugurou sua primeira loja na América do Sul, na cidade de São Paulo. O local escolhido é condizente com um público que pode pagar uma fortuna por poucas gramas de seu caviar: o shopping Cidade Jardim. Na charmosa e aconchegante loja, em posição de destaque, estão expostas verdadeiras jóias comestíveis, cuidadosamente acondicionadas em latinhas azuis, recheadas com as “pérolas negras” retiradas de esturjões brancos, criados em cativeiro no estado americano da Califórnia. Os preços são para quem tem muito dinheiro. R$ 189 a menor porção, de 12 míseros gramas. Com 30 gramas, o valor sobe para mais de R$ 472.


Além de oferecer aos apreciadores as famosas e cobiçadas latinhas azuis de seu caviar, a loja tem um espaço dedicado a degustação. A inovação é uma das preocupações da marca francesa. Depois de lançar o Caviarcube, pequenos dados de caviar concentrado, recentemente trouxe de volta uma das versões mais apreciadas do produto, o caviar prensado, extinto do mercado devido ao alto custo de produção. A loja também oferece peixes defumados (entre os quais o brasileiro pirarucu, um verdadeiro sucesso na Europa), várias versões de foie gras, patês, azeites, temperos, queijos, chás, bolos, chocolates, geléias e biscoitos, além de vodcas e champanhes, companhias perfeitas para degustar um ótimo caviar. No espaço, também há um pequeno restaurante onde é possível degustar um pequeno cardápio que inclui opções como o Club Sandwich com três peixes defumados, saladinhas com patês, três sopas frias e tartare de salmão.


Comandada por Armen Petrossian, a empresa mais do que estampar seu nome nas renomadas latas azuis do produto, zela por todas as etapas de sua fabricação, o que inclui até o modo de consumo. Primeiramente, deve-se comer o caviar puro. É a única maneira de distinguir seu sabor, aroma e textura das ovas do esturjão. A história do caviar Petrossian teve início na década de 1920. Após a revolução russa em 1917, os irmãos armênios Melkoum e Mouchegh Petrossian migraram para a capital francesa, onde viviam os chamados Années Folles. As festas tomavam conta dos salões parisienses, frequentados por aristocratas, burgueses e intelectuais russos, que também fugiam do regime socialista. Os irmãos decidiram então importar o caviar, um produto de luxo tradicional no tempo dos czares, inaugurando posteriormente a primeira loja Petrossian, que desde 1920 mantém o mesmo endereço em Latour-Maubourg, próximo à Esplanade des Invalides. Quase cem anos depois, a experiência faz da empresa a primeira importadora mundial desta iguaria sem igual.


Curiosidade: Atualmente, criadores de esturjão em cativeiro são encontrados no mundo inteiro. Além de países tradicionais como Rússia e Irã, ingressaram neste mercado China, Estados Unidos, Bulgária e até França, que tem seus principais viveiros em Bordeaux, a mesma região dos famosos vinhos.