sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Especial de natal: a origem da árvore

Em vários países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta época do ano. Mas afinal como surgiu este símbolo natalino? A origem da árvore de Natal é mais antiga que o próprio nascimento de Jesus Cristo, ficando entre o segundo e o terceiro milênio A.C.. Naquela época, uma grande variedade povos indo-europeus que estavam se expandindo pela Europa e Ásia consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da “Mãe Natureza”, por isso lhes rendiam culto. O carvalho foi, em muitos casos, considerado a rainha das árvores. No inverno, quando suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nela para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido.


A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primeiras referências datam do século 16. Foi a partir do século 19 que a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e depois, já no século 20, virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina. Atualmente a árvore de natal virou um objeto de decoração, sendo decorada com lâmpadas, bolas, estrelas e vários símbolos natalinos em miniaturas (como por exemplo, presentes, renas, anjos, as famosas meias, laços, velas, trenós, duendes, e claro, o tradicional Papai Noel).


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ouse nos copos

Qualquer bebida fica muito mais saborosa servida em um belo copo. Justamente por isso, a marca OCEAN GLASS oferece uma completa linha de copos que se adequam a qualquer mesa e ocasião. Neste Natal ouse ao servir bebidas em copos que, além do formato moderno, tenham desenhos ou detalhes. Afinal, quem disse que copo tem que ser liso.