quarta-feira, 22 de julho de 2009

Alimentação Saudável

Hoje vamos tratar de alimentação saudável, passando dicas úteis e básicas para o preparo de uma boa salada de folhas. Seja criativo, não fique limitado a comprar sempre as mesmas folhas. Lisa, roxa, crespa, romana, baby e americana são apenas alguns exemplos de tipos de alface. As folhas verde-escuro como rúcula, rúcula precoce e agrião, têm sabor um pouco mais amargo e são excelentes opções para dar intensidade à salada. Ainda existe endívia, mostarda, radicchio, catalonha, espinafre, escarola. As possibilidades são inúmeras. Pesquise as alternativas no supermercado e utilize sua criatividade.
--
1. Escolha os ingredientes frescos, lave e acondicione da forma adequada:
- Lave com bastante água corrente, deixe de molho com água e hipoclorito (produto próprio para folhas verdes que pode ser encontrado com facilidade em qualquer supermercado), por aproximadamente 30 minutos. Também é possível utilizar água sanitária (proporção: 1 colher de sopa para 1 litro de água).
- Escorra e enxugue as folhas ou coloque em uma centrífuga de salada (eu utilizo o da marca francesa MASTRAD que é bárbaro!) e retire todo o excesso de água. É importante não pular esta etapa porque as folhas molhadas não deixam o molho, por melhor que seja, aderir na salada, e isto faz uma diferença enorme. Além disso, as folhas molhadas na geladeira irão estragar mais rápido.
- Acondicione as folhas enxutas em um recipiente forrado com papel toalha, e coloque na parte mais baixa da geladeira. Você notará que as folhas duram muito mais.
- Nunca pique/corte folhas com faca inox, pois isso oxida e deixa aquele marronzinho feio dando a aparência de vegetal velho, sujo e estragado.
2. Preparando o molho:
- Sempre que possível misturar com um “fouet” todos os ingredientes do molho da salada para que fiquem bem homogêneos. (eu utilizo o “fouet” da MASTRAD e o bowl com tampa para isto).
- Adicionar o molho da salada as folhas apenas na hora de servir para não interferir na textura e apresentação.
3. Toque pessoal:
- Seria importante dar atenção em colocar algum componente na finalização da salada que dê “crocância”, pois torna mais agradável o paladar. Neste caso pode ser acrescentado croutons (pequenas torradas cortadas em cubos), nozes, amêndoas, batatinha palha, semente de girassol, gergelim, etc. Use sua criatividade. Misturar sabores doces e salgados neste tipo de preparação é muito bem vindo, e torna o prato interessante, tanto no visual como no paladar.
-
-
Vamos dar um exemplo de uma salada que possui um “toque” especial: SALADA VERDE COM MELAÇO DE ROMÃ
-
Ingredientes:
- Folhas de Radicchio
- Folhas de Rúcula
- Folhas de Agrião
- Folhas de Alface Romana
- Melaço de romã
- Azeite Extra-virgem- Sal a gosto
-OBS.: ajuste as quantidades ao seu gosto.-
Modo de preparo:
1. Lave todas as folhas e enxugue bem.

2. Pique grosseiramente com as mãos ou utilize uma faca de plástico ou cerâmica (como já mencionei acima, o aço inox oxida as folhas deixando aquele marronzinho feio, dando a impressão de sujo e estragado).
3. Misture o azeite, o melaço de romã e o sal e bata com o “fouet”, ou ainda se preferir coloque em uma garrafinha, feche bem, e chacoalhe muito ate ficar tudo bem misturado. O molho fica grossinho.
4. Acomode as folhas no prato, coloque o molho por cima, decore com sementes de romã e BOM APETITE!
-

terça-feira, 21 de julho de 2009

Dicas Deliciosas (Torta Tatin de Maçã)

Hoje vamos passar uma receita simples, porém sofisticada e que faz muito sucesso: a TORTA TATIN de MAÇÃ (conhecida como Torta de Maçã Francesa).
--
Ingredientes:
- 6 a 8 maçãs Fuji ou Gala descascadas e cortadas em pedaços uniformes (uma dica prática é utilizar o cortador/fatiador de maçã da SILIT, uma simples pressão para baixo e a maçã estará fatiada e sem sementes)
- 500 gramas de açúcar
- 150 gramas de manteiga sem sal
- 1 massa folhada pronta congelada (eu prefiro a massa da Arosa, que é facilmente encontrada na seção de congelados de qualquer supermercado)
-
-
Modo de preparo:
1. Leve a frigideira (Dica: SILIT ELEMENTS com 24 centímetros e cabo de aço, feita com o exclusivo material Silargan, que possui efeito anti-bactéria, evitando o crescimento e propagação das mesmas, tanto no momento do preparo dos pratos, quanto ao servir ou guardar) ao fogo com a manteiga, derreta e acrescente o açúcar. Faça um caramelo claro, tomando o cuidado de mexer com uma espátula de silicone que suporte temperatura alta.
2. Acrescente as maçãs ao caramelo com cuidado, e mexa, também tendo cuidado.
3. As maçãs precisam cozinhar no caramelo, mas sem desmancharem. Dependendo do tipo de maçã, pode soltar muito líquido, caso isso aconteça, pode desprezar um pouco na pia.
4. Quando as maçãs estiverem cozidas e carameladas, desligue o fogo. Para testar, puxe do canto da frigideira com uma espátula, se o caramelo estiver puxando está no ponto.
5. Abra a massa folhada pronta e corte um pedaço que possa ser acomodado na frigideira. Não precisa ficar bonito, acomode para que cubra todas as maçãs.
6. Leve ao forno médio e asse até a massa dourar.
7. Depois de pronto, retire do forno e inverta a torta em um prato largo. A massa deve ficar embaixo e as maçãs carameladas por cima.
8. Sirva morno ou quente com sorvete de creme e decore com raspinhas de limão.
-
Bom apetite!
-