quinta-feira, 3 de maio de 2012

Uma delícia chamada Brigadeiro

Presença onipresente em festinhas infantis, o brigadeiro ganhou nos últimos anos status gourmet. Surgiram diversas receitas baseadas nele, como por exemplo, bolos, biscoitos e sorvetes. Além disso, o doce mais popular do Brasil ganhou novos ingredientes, sabores e impulsionou a inauguração de deliciosas lojas especializadas em sua confecção. Mas afinal, como surgiu esta verdadeira delícia?


O brigadeiro foi criado após a Segunda Guerra Mundial, no Rio Grande do Sul e recebeu o nome inicial de Negrinho. Naquela época, era muito difícil conseguir leite fresco, ovos e outros ingredientes básicos para preparar doces. Foi então que descobriram uma deliciosa e irresistível mistura de leite condensado e chocolate, que resultava em um docinho bem gostoso. Mais tarde, entre os anos de 1946 e 1950, o brigadeiro Eduardo Gomes candidatou-se à presidência da República e, nesta época, seus correligionários organizavam festas para promover sua candidatura. Nas tais festas eram servidos os deliciosos “Negrinhos” para arrecadar fundos para a campanha. Como essas festas eram muito disputadas pela população, os cabos eleitorais logo começaram a chamar os amigos para irem comer o “docinho do Brigadeiro”. Além disso, as mulheres que trabalhavam na campanha, em vez do tradicional “santinho do candidato”, distribuíam o docinho para angariar votos. Apesar de ter feito enorme sucesso por seu irresistível sabor, isso não foi suficiente para que o candidato vencesse as eleições. Quem saiu vitorioso foi o general Eurico Gaspar Dutra, mas o docinho caiu no gosto do povo, que tratou de difundir a deliciosa receita em todos os cantos do país. Com o tempo o nome de brigadeiro acabou sendo dado ao doce. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado.


Dica: Para preparar o delicioso doce utilize as espátulas de silicone da francesa Mastrad, que além de possuírem um design ergonômico são resistentes às altas temperaturas. Para conhecer mais sobre os produtos da Mastrad disponíveis no Brasil clique aqui.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Estilo mediterrâneo na sua cozinha

Para uma doce vida todos os dias. Assim pode ser definida a linha Vitaliano da alemã Silit, que busca inovação constante para levar o melhor aos gourmets, revolucionando a culinária saudável em todas as cozinhas. Afinal, as panelas foram inspiradas no estilo de vida do mediterrâneo, combinando um fantástico design e durabilidade. A interpretação contemporânea para o design italiano é caracterizada pela robustez e formas cônicas das panelas, disponíveis em quatro cores (preta, vermelha, marrom e bege). Vale lembrar que as panelas são feitas do exclusivo material de alta tecnologia Silargan, com efeito antibacteriano que evita o crescimento e propagação de bactérias, tanto no momento do preparo das refeições, quanto ao servir ou guardar. O grande destaque dessa linha fica por conta da panela para o preparo de massas, única com proteção contra transbordamento e prático sistema de gotejamento. Sua tampa transparente permite visualizar o cozimento e seu aro de borracha garante total vedação. Mesmo cozinhando com a tampa, a água não transborda. Isto porque, através do sistema de furos do cesto o líquido volta para a própria panela. Suas alças ergonômicas podem ir ao forno. A borda da panela é própria para virar caldos e molhos sem deixar escorrer uma única gota. O que mais você pode esperar de uma panela? Para conhecer mais sobre essa sensacional linha da Silit, assista ao vídeo abaixo.