segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Origem dos Alimentos (Cebola)

A cebola é sem dúvida nenhuma um dos alimentos mais consumidos do mundo. Quer seja em temperos, onde é utilizada com enorme constância, refogada ou em saladas, a cebola é presença indispensável em quase todas as cozinha do mundo. Sagrada entre os egípcios, cultivada também pelos romanos, presente no cabrito dos Bizantinos, e ingrediente indispensável no pão que servia como base à alimentação dos Assírios, a cebola era consumida em grande quantidade pelos soldados, por ser considerada grande fonte de vigor e coragem. Adquiriu elevado valor comercial que chegou até a servir de moeda de pagamento de rendas na Europa medieval. A cebola (cujo nome científico é Allium cepa) teve sua origem no centro da Ásia, e rumou para o ocidente, atingiu a Pérsia de onde se irradiou para a África e por todo continente europeu. Depois foi trazida para as Américas pelos seus primeiros colonizadores. No Brasil, inicialmente era cultivada apenas nos estados da Região Sul, mas, aos poucos, foi se expandindo e atualmente é cultivada desde o Nordeste até o extremo sul do país.
-

-
As cebolas possuem grande diversidade de tamanhos, cores e paladares, e podem ser encontradas frescas, congeladas, em conserva, enlatadas e até desidratadas. Existem variedades de cebolas fortes, sutis, picantes ou doces. As cebolas brancas têm um sabor menos acentuado e picante que as roxas. A cebola possui em sua composição elementos importantes como: fósforo, ferro, cálcio, vitaminas A e dos complexos B e C.
-

-
Porque provoca choro?
Quando as cebolas são cortadas suas células são quebradas. Essas células possuem duas seções, uma com enzimas chamadas alinases e outra com sulfuretos (sulfóxidos de aminoácidos). As enzimas decompõem os sulfuretos produzindo ácido sulfénico. O ácido sulfénico é instável e decompõe-se em um gás volátil chamado sin-propanetial-S-óxido. O gás dissipa-se pelo ar e eventualmente chega aos olhos, onde vai reagir com a água para formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico. O ácido sulfúrico irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-os arder. Em resposta a esta irritação, as glândulas lacrimais entram em ação para diluir e lavar a irritação.
-
Dicas: Para evitar aquelas lágrimas desagradáveis ao descascar cebola, mergulhe-a por um minuto em água fervente. Além disso, uma faca bem afiada danifica menos células da cebola, fazendo com que libere menos gás, e conseqüentemente cause menos irritação nos olhos.
-