segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Cozinhando com a ARTHOME (Pappardelle com molho de limão-siciliano)

Conforme citamos no post anterior, hoje vamos fazer um prato que contenha limão-siciliano como ingrediente. A deliciosa, prática e refinada receita do Pappardelle com molho de limão-siciliano e lascas de salmão (agradecemos ao Dr. Max pela receita), provoca uma sensação agradável no paladar, mexendo também com olfato, já que o aroma do limão-siciliano é estupendo.
-
Ingredientes:
- 500 gramas de pappardelle seco
- 1/2 xícara de suco de limão-siciliano
- 1/2 xícara de vinho branco
- 2 xícaras de creme de leite fresco
- 2 pacotes de salmão defumado cortado em lascas
- sal a gosto
- salsinha picada (opcional)
-
Modo de preparo:
1. Leve ao fogo uma espagueteira com muita água e sal, e cozinhe o pappardelle.
2. Em uma frigideira larga, derreta um pouco de manteiga, junte o vinho e o suco de limão-siciliano, reduza um pouco, e junte o creme de leite.
3. Mexa com a ajuda de uma colher de silicone, e acerte o sal.
4. Coloque o pappardelle diretamente sob o molho na frigideira e incorpore bem o molho.
5. Desligue o fogo e cubra com raspas de limão-siciliano.
6. Sirva com lascas de salmão defumado e salsinha picada. -Obs.:1. A receita serve de 4 a 5 pessoas.
2. Ao utilizar uma espagueteira, a nossa dica é a da marca alemã SILIT (clique no link para conhecer o produto e saber onde encontrar).
-BOM APETITE!
-

domingo, 6 de dezembro de 2009

A Origem dos Alimentos (Limão-Siciliano)

Originário do sudeste da Ásia, especialmente Índia e Malásia, o limão-siciliano (Citrus limonum), também conhecido como limão-verdadeiro, é maior e mais alongado do que o tradicional limão com o qual estamos acostumados aqui no Brasil, tem coloração amarela, casca grossa, abundante e levemente rugosa, além de ser menos suculento. Seu cultivo é abundante, basicamente, em áreas de climas mais frios ou subtropicais, motivo pelo qual é bastante produzido e consumido na Europa. Os maiores produtores mundiais de limão-siciliano são: Argentina, Espanha, Estados Unidos e Itália. O Brasil produz e exporta o fruto, mas em quantidade bem menor que esses países. No município de Botucatu, interior de São Paulo, está instalada a Companhia Agrícola Botucatu, uma das maiores propriedades produtoras mundiais dessa variedade de limão.
-
-
Os frutos são destinados ao mercado de fruta fresca, mas grande parte vai para o processamento de suco, extração de óleo e essências contidas na sua casca. O óleo é usado na indústria de refrigerantes, na fabricação de cosméticos, essências aromáticas e na culinária. Além de ser um excelente ingrediente em marinadas, massas e molhos para salada, com seu suco é possível fazer geléias, sorvetes, coquetéis, cremes e recheios. Uma tonelada de frutos pode render 5 quilos de óleo de cor amarela que apresenta inconfundível e agradável aroma de limões frescos. O limão-siciliano é rico em vitaminas A, B1, B2, C e sais minerais (potássio, fósforo, ferro, cálcio, sódio, magnésio, enxofre e cloro). Além disso, os frutos, as folhas e outras partes da planta são indicados na medicina natural. Aqui no Brasil, pratos que contenham o limão-siciliano como ingrediente ganham cada vez mais espaço na culinária e também nos paladares mais exigentes. No próximo post darei uma deliciosa receita onde o limão-siciliano provoca uma sensação agradável no paladar.
-