sexta-feira, 29 de junho de 2012

ABUP

Este ano, mais uma vez a ART HOME estará participando da ABUP (Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes), que está em sua 25ª edição. A empresa irá apresentar, sempre de forma criativa em seu estande, as novidades e tendências do segmento, traduzidas através de produtos cuja praticidade e design são os pontos centrais. Com a participação das maiores empresas do setor, esse evento é realizado estrategicamente em São Paulo, a capital financeira do país. Os expositores (fabricantes, importadores e distribuidores) apresentarão, em 4 dias de evento, lançamentos em objetos decorativos, presentes, utilidades domésticas, mesa posta e linha festa. Por isso anote na agenda e de uma passada em nosso que teremos imenso prazer em recebê-lo. De 22 a 25 de Agosto – no Transamérica Expo Center ( 22, 23 e 24 das 10 as 19h. Dia 25 das 10 as 17h). Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 • Santo Amaro • 04757-020 • São Paulo • SP • Brasil.


segunda-feira, 25 de junho de 2012

O popular Pé de Moleque

Estamos em plena época de Festas Juninas, que com suas comidas e quitutes típicos encantam e deliciam milhões de brasileiros neste período do ano. Uma dessas iguarias é presença constante nessas festividades: o pé de moleque. Mas afinal, qual a origem deste delicioso doce? Segundo muitos historiadores o Pé de Moleque deriva de um doce trazido pelos portugueses: nogat (nome originário do francês), feito com mel e amêndoas, e muito semelhante ao torrone italiano. Aqui no Brasil foi adaptado com ingredientes locais – cana de açúcar e amendoim – e recebeu um nome tupiniquim. Curiosamente no estado indiano de Maharashtra, cuja capital é Bombaim, encontra-se a receita mais próxima ao nosso Pé de Moleque. É o Chikki, um doce à base de açúcar mascavo e amendoim.

 

Já a denominação “pé de moleque” tem duas hipóteses para sua origem: referência ao calçamento colonial de pedras irregulares presente em cidades históricas brasileiras, como por exemplo, Paraty (Rio de Janeiro) e Ouro Preto (Minas Gerais), que era assim denominado; ou motivado pelas quituteiras das ruas do passado que frequentemente eram alvo de furtos por parte da meninada, e para não serem mais importunadas diziam aos meninos para que pedissem (“pede moleque!”). Independentemente de qual for a verdadeira origem do nome, o mais importante é que o Pé de Moleque se transformou em um dos doces mais apreciados pelos brasileiros, sendo praticamente onipresente nas festas Juninas e Julinas.

 

Depois de tanta informação anote aí uma receita moderna deste tradicional doce brasileiro.
Ingredientes:
- 2 xícaras de açúcar
- 1/2 kg de amendoim torrado
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- margarina para untar

Modo de preparo:
1. Em uma panela, coloque o açúcar, 2 colheres de sopa de água e o amendoim. Leve ao fogo, mexendo de vez em quando, por aproximadamente 15 minutos, ou até atingir a cor de caramelo claro.
2. Coloque o leite condensado e o bicarbonato, mexendo sem parar por cerca de 5 minutos.
3. Tire do fogo e continue mexendo por mais uns 5 minutos, ou até que a mistura fique opaca.
4. Derrame a mistura em uma superfície lisa, previamente untada com margarina, e deixe ficar morno. Corte em quadrados e sirva.

Curiosidade: a cidade de Piranguinho no sul do estado de Minas Gerais é famosa pela produção artesanal do tradicional pé de moleque mineiro, a qual tem como lema ser a capital nacional do pé de moleque.