quinta-feira, 12 de julho de 2012

Frio + Fondue, uma combinação perfeita

Com as temperaturas despencando neste inverno, mesmo em um país tropical como o nosso, nada melhor do que saborear uma deliciosa Fondue. Mas afinal, onde teve origem esta iguaria que encanta milhões de pessoas pelo mundo afora. A Fondue (cuja palavra é uma flexão feminina para o verbo “fundir”, algo como “fundido” ou “derretido”) é um prato típico da Suíça, normalmente à base de queijos aquecidos sobre uma lamparina também conhecida como espiriteira ou réchaud. A região exata de origem não é totalmente conhecida, mas historiadores apontam Jura/Savoie, na fronteira franco-suíça.


Esta iguaria teria sido foi inventada durante os rigorosos invernos alpinos, quando as montanhas e os vales ficavam cobertos pela neve e as pequenas vilas isoladas, impossibilitada de serem abastecidas com alimentos frescos. A saída mais simples para não passar fome foi utilizar um ingrediente que não lhes faltava: o queijo. Como eram produtores de leite, os moradores dessas vilas aproveitavam os restos de queijo para fazer um creme que ia ao fogo e no qual mergulhavam o pão. Além de saborosa, a nova comida era nutritiva e ainda funcionava para lhes aquecer nas noites frias das montanhas. A receita mais antiga encontra-se em um livro de cozinha escrito em Zurique no ano de 1699. A iguaria ganhou fama internacional na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.


O Foundue, que apesar de ter surgido de forma rústica se tornou uma comida refinada, consiste basicamente em uma mistura de queijos (normalmente Gruyère e Emmental) fundidos com vinho (ou, como na receita original, com a Kirschwasser, uma bebida alcoólica à base de cerejas produzida na região onde nasceu a Fondue), que vai à mesa acompanhada de pedaços de pão, batatas e até cenouras, que devem ser mergulhados com um garfo especial antes de serem degustados. Além da fondue de queijo, existem algumas outras variações, como a fondue de chocolate e carne.


A ART HOME oferece fantásticas e modernas opções de réchaud, incluindo modelos elétricos. Confira clicando aqui.


terça-feira, 10 de julho de 2012

Acompanhe todas as novidades

Quer ficar por dentro das principais tendências do segmento de houseware, conhecer as principais novidades das marcas SILIT, MASTRAD, NEXTIME, BREVILLE e SIMPLEHUMAN, além de conhecer toda nossa linha de produtos? Então curta nossa Fun Page no Facebook (http://www.facebook.com/arthome2012) e nos siga no Twitter (https://twitter.com/blogarthome).