quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ponha mais pimenta em sua alimentação

A pimenta é uma eterna incompreendida. Apesar de fazer muito bem à saúde, o tempero ainda carrega a fama de malvado. Se você também pensa duas vezes antes de apimentar seus pratos, saiba que essas plantinhas ardidas têm função antioxidante, bactericida e descongestionante. Elas controlam hipertensão, aliviam enxaquecas e protegem contra o câncer. E tem mais: pimenta ajuda a emagrecer. Isto porque a substância que dá o ardido ao tempero queima calorias. Segundo um estudo realizado por cientistas canadenses, a pimenta aumenta a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo e derretendo o estoque de gordurinhas.



Pimenta é um termo popularmente utilizado para designar uma série de espécies de condimentos com sabor picante, cujo grau pode variar de quase nulo (pimentão) a muito forte (malagueta). Esse grau é medido pela escala “Scoville” (criada com rigor científico pelo químico americano Wilbur L. Scoville em 1912). Clique na imagem abaixo para aumentar.




De origem tropical, as pimentas são provenientes, dependendo da espécie, das Américas e da Ásia. Além de ingrediente indispensável em várias culinárias, como por exemplo, a mexicana, indiana, caribenha, africana e também na brasileira, a pimenta já teve outras funções ao longo dos séculos: foi utilizada como oferenda aos deuses e até mesmo como moeda. Durante a Idade Média, seu principal objetivo era disfarçar a falta de frescor dos alimentos, principalmente das carnes curadas. Depois do sal, é o condimento mais utilizado no mundo.



Diante de todos os benefícios, ponha mais pimenta em sua dieta. Mas sempre com moderação. Isto porque alguns de seus ingredientes podem causar irritação estomacal e agravar outras doenças como úlcera, gastrite, hemorroida ou algum desconforto gástrico. Por isso, conheça alguns tipos de pimentas para não se arrepender depois. 
Pimenta Bhut Jolokia 
A pimenta mais forte do mundo, segundo o Livro dos Recordes (Guinness Book). Ela atinge o grau máximo na escala Scoville que mede a ardência das pimentas. É altamente recomendável que se use luvas e máscaras no manuseio para não provocar irritações e alergias. 
Pimenta Americana ou Doce 
Apresenta frutos alongados de cor verde intenso e brilhante. É uma pimenta de baixo aroma e pungência doce, utilizada no preparo de vários pratos da comida brasileira, muitas vezes substituindo o pimentão. 
Pimenta Branca 
É a pimenta do reino madura e seca que é descascada. Bem menos picante do que a pimenta preta é encontrada em pó ou sementes. Este tipo de pimenta é utilizado em maioneses, peixes, molhos brancos, sopas claras e no tempero de saladas. 
Pimenta Cambuci ou Chapéu-de-Frade 
Apresenta frutos verdes (imaturos) e vermelhos (maduros) na forma de campânula ou sino. De pungência doce e aroma baixo é utilizada em saladas e cozidos. 
Pimenta Chili 
Proveniente do México é uma pimenta extremamente picante, utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos. Ideal para sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, aves, vegetais e coquetéis. 
Pimenta Cumari 
É uma pimenta pequena, muito picante, ligeiramente amarga e de baixo aroma. Nativa da mata brasileira, ela apresenta frutos arredondados ou ovalados, verde (imaturos) e vermelho (maduros). Encontra-se fresca ou em conserva. 
Pimenta Dedo-de-Moça 
Esta pimenta apresenta frutos alongados de coloração verde (imaturo) e vermelho (maduro), pungência picante baixo e aroma baixo. Mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeno, é uma pimenta saborosa que pode ser encontrada líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes. É muito utilizada em molhos e uma grande variedade de pratos. 
Pimenta Habanero 
Originária do Caribe e da Costa Norte do México, foi a primeira pimenta a ser cultivada pelos Maias. Pode ser utilizada fresca, seca ou em molhos. Tem um sabor muito forte que persiste na boca. As suas cores variam entre amarelo, laranja e vermelho. 
Pimenta Jalapeno 
Originária do México apresenta frutos cônicos de coloração verde claro a verde escuro (imaturos) e vermelho (maduro). É consumida fresca, processada na forma de molho líquido, conservas, desidratada ou em pó. Bastante popular no México e Estados Unidos seu nome é uma homenagem à cidade de Jalapa, capital de Vera Cruz, no México. É utilizada em vários molhos para tacos, burritos e quando seca e defumada, é conhecida como chipotle. 
Pimenta Malagueta 
Apresenta variedades com pungência de médio a alto, baixo aroma e frutos alongados verde (imaturos) e vermelho (maduros). É muito utilizada em molhos de pimentas, conservas, como condimento no preparo de peixes, carnes, em feijoadas e no acarajé. 
Pimenta-de-Cheiro 
Seus frutos quando maduros variam desde o amarelo-leitoso, amarelo-forte, alaranjado, salmão, vermelho até preto quando maduros. Existem variedades com pungência doce, picante baixo e até picante alto. Seu aroma é alto, sendo bastante utilizada em saladas, como condimento para carnes e principalmente em peixes. Pimenta típica da culinária baiana e nordestina, sua presença é obrigatória em pratos como o xinxim de galinha e os bobós. 
Pimenta-de-Bode 
Apresenta frutos verdes (imaturos), amarelo ou vermelho (maduros), arredondados ou achatados, tipo pitanga. Sua pungência é alta e seu aroma também. É utilizada como condimento no preparo de carnes, arroz, feijão, pamonha salgada e até em biscoitos de polvilho e quando maduros, principalmente em conservas. 
Pimenta-do-Reino 
É uma das especiarias mais antigas e mais utilizadas no mundo. Pequena e de formato arredondado, tem um sabor forte e levemente picante. Originária das florestas equatoriais da Ásia, principalmente Índia, apresenta coloração verde (imaturas) e vermelha (maduras). Seca ou conservada em salmoura, mantém a cor original dependendo do seu estágio de amadurecimento. Quando fervidas e depois secas, tornam-se negras e por isso são também conhecidas como pimenta preta. 
Pimenta-do-Reino Verde 
É a pimenta do reino colhida em seu estágio inicial de desenvolvimento, quando ainda está verde.



Curiosidades 
1. Se para você pimenta boa é a que faz a boca queimar, os olhos lacrimejarem e o corpo suar, há boas chances de você ser um chilihead - é assim que os viciados em pimenta são chamados. 
2. A capsaicina é o composto químico responsável pela sensação de ardência causada pela pimenta. Ela é insolúvel em água, por isso, a sensação de ardência não é aliviada com a ingestão do líquido. Entretanto, o iogurte ou o leite são capazes de abrandar o efeito da pimenta. O motivo é que eles possuem uma proteína chamada caseína, capaz de absorver a capsaicina da pimenta.