quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cozinhando com a ARTHOME (Lasanha enrolada light)

A receita de hoje é uma lasanha enrolada light. Apesar de “parecer” complicado pelas etapas de preparação, a lasanha é super simples e rápida de ser feita, além de ser uma refeição saudável e leve.
-
Ingredientes:
- 500 gramas de massa de lasanha cozida
- 1/2 cebola grande picada em cubinhos
- 1-2 dentes de alho amassados
- 3 latas de tomate italiano pelado ou 10 unidades de tomate italiano bem maduro e sem pele
- 2 berinjelas
- 2 ou 3 unidades de abobrinha italiana
- 1 pote de 500 gramas de queijo cottage light ou ricota
- manjericão fresco
- salsinha picada
- sal a gosto
- azeite de oliva a gosto
-
Modo de preparo:
1. Faça o molho:
- Coloque um pouco de azeite em uma panela, aqueça, junte a cebola e alho e refogue bem
- Bata os tomates no liquidificador ou e um mixer
- Junte os tomates batidos ao refogado e diminua o fogo
- Tempere com sal e deixe apurar em fogo baixo por alguns minutos
- Prove, acerte o sal e reserve
2. Prepare a berinjela e a abobrinha cortando na longitudinal, tempere com um pouco de sal e azeite e leve na grelha quadrada da Silit. Reserve.
3. Pique um pouco de manjericão e junte ao queijo cottage, ajuste o sal a gosto.
4. Cozinhe a massa de lasanha apenas em água e sal.
5. Monte da seguinte forma:
- Sob uma massa disponha a berinjela, a abobrinha e uma colher de sopa cheia de queijo cottage. Enrole.
- Disponha sob um refratário ou cerâmica, untados com um pouco de azeite.
- Cubra com o molho de tomate. - Cubra com ricota defumada ralada.
- Leve ao forno pré-aquecido até gratinar.
6. Retire do forno, cubra com salsinha picada e folhinhas de manjericão fresco, e sirva.
-
Dicas:
- Este é um prato que pode ser feito com antecedência e assado depois.- Substitua o queijo parmesão no final por ricota defumada, assim o prato ficará com muito menos gordura e bem light.
- O queijo cottage é um dos queijos menos calóricos com baixíssimo índice de gordura, portanto excelente para um recheio muito mais saudável.
- O molho de tomate é básico e serve para tudo, pode ser feito em maior quantidade e congelado. Pode servir de base para outros pratos.
- Para ganhar tempo compre a massa da lasanha cozida, facilmente encontrada nas geladeiras de supermercados.
-
Produto em destaque:
Pode parecer um luxo dispensável, mas a verdade é que ter um ralador manual ao alcance das mãos faz com que você use melhor os temperos disponíveis. Portanto trata-se de um elemento importante na cozinha. O ralador manual da SILIT é excepcional, pois possui lâmina a laser que não perde o fio, além de ralar o queijo bem fininho
-
-

domingo, 1 de novembro de 2009

Cozinhando com a ARTHOME (Affogatto)

O café expresso virou um hábito cada vez mais presente na vida dos brasileiros. De uns tempos prá cá, é possível saborear um delicioso espresso em casa com as inúmeras opções de máquinas disponíveis no mercado. Por isso hoje, vamos ensinar uma receita para deixar o café expresso ainda mais delicioso e transformá-lo em uma clássica sobremesa italiana chamada Affogatto (“afogado” em português, pois consiste em literalmente afogar uma bola de sorvete em um café expresso).
-
-
Os ingredientes para a preparação do Affogatto são simples: uma dose (50 ml) de café expresso e 1 bola de sorvete de creme.
-
-
Expresso é o café preparado sob pressão, em doses individuais para ser saboreado no exato momento da extração. É um café resultante da combinação dos mais intensos aromas e sabores. Para prepará-lo é melhor utilizar grãos frescos, de alta qualidade, com aroma e sabor intensos, moídos adequadamente e comprimidos de forma correta onde a água passa sob pressão. As máquinas devem permitir a operação com pressão de 9 atmosferas (atm) e temperatura de entre 90ºC e 95ºC, num tempo que varia de 25 a 30 segundos. Estas são condições ideais para a obtenção de um café expresso excelente. O café expresso é concentrado - 7 gramas de pó para até 50 ml de água - de aroma e sabor intensos com um bom corpo e persistência no paladar, coberto por um denso creme cor de avelã (marrom claro) em toda superfície da xícara, cuja espessura deve estar entre 3 mm e 4 mm.
-
O creme do caféA espessa e rica camada de creme serve para conservar a temperatura e preservar o aroma do expresso antes de ser consumido. Nestas condições, o expresso retém uma porção de açúcar durante alguns segundos. O creme espesso e duradouro é o sinal mais importante de que o espresso foi bem tirado. O preparador deve estar sempre atento. Se o creme não se formou é porque a moagem está grossa, o tempo de extração foi curto e o café não foi bem tirado (ficará muito fraco). O expresso bem tirado tem creme espesso, com cor homogênea e retém uma porção de açúcar (teste do açúcar) durante alguns segundos. Para isso, basta acrescentar uma colher de açúcar e observar, se o açúcar descer lentamente é um sinal que o café está cremoso.
-Números para o preparo correto de um café expresso:
- 50 ml de água (expresso normal)
- 30 ml de água (curto)
- 7 gramas de café
- 90ºC de temperatura para a água
- 9 bar de pressão para a máquina do café expresso
- 30 segundos de tempo para de infusão da bebida
-
Dicas:
- A água utilizada deve ser pura e limpa. Utilize sempre água filtrada ou mineral na preparação do café espresso.
- Procure utilizar um café de qualidade. Indicamos o BRAVO, um café Premiun de qualidade internacional, que temos certeza absoluta você sentirá a diferença.
-
O melhor custo benefício do mercadoA máquina de café BREVILLE Roma possui design em aço inoxidável, sistema avançado para preparar café cremoso e bomba italiana Thermo Block que mantém a temperatura a 95°C. Com 1000 Watts de potência e pressão de 15 bar, a máquina Roma também dispõe de:
· Bandeja extragrande de aquecimento de xícaras;
· Bico vaporizador giratório;
· Recipiente removível de água, com capacidade para 1,2 litros;
· Visor externo do nível de água;
· Bandeja e grade de gotejamento removíveis;
· Jarra extra para espuma;
· Sistema de filtro duplo para maior resultado no sabor do café.
-
-