segunda-feira, 6 de julho de 2009

A origem dos alimentos (Batata)

Esta nova coluna irá tratar das origens de muitos alimentos que possuem presença constante em pratos, cozinhas, geladeiras e prateleiras de armários pelo mundo afora. Para começar, vou tratar da história de um ingrediente consumido em qualquer parte do mundo por sua versatilidade: a BATATA. Quer seja frita, crua na salada, em forma de purê, ao forno, gratinada, ela é presença certa em todas as culinárias do mundo. Mas de onde vem a batata?
-
-
Para contar sua origem é preciso voltar no tempo...
-
Quando os conquistadores espanhóis invadiram o Império Inca em busca de riquezas, no final do século XVI, jamais poderiam imaginar que levariam para a Europa e conseqüentemente para o resto do mundo um bem muito mais precioso: a batata andina. Ela foi disseminada pelos navegadores espanhóis e ingleses para suas colônias – daí a origem da denominação de “batata inglesa”. Entretanto, foram os Incas e outros povos indígenas que, durante oito milênios, desenvolveram a bataticultura, utilizando espécies andinas. Técnicas eficientes deprodução tornaram a batata o principal produto agrícola, bem como a base da alimentação na Civilização Inca. Assim, foram selecionados tipos variados para os diversos usos na alimentação, alguns ainda hoje encontrados em países andinos. Os espanhóis levaram para a Espanha, em 1570, uma única espécie: Solanum tuberosum ssp. Andigena (originária da região próxima ao equador terrestre, nas proximidades do lago Titicaca, próximo à fronteira entre Peru e Bolívia); há relatos de uma segunda introdução, em 1590, na Inglaterra. Contudo, somente cerca de 200 anos depois, a batata tornou-se um alimento básico na Europa, sendo, a partir de então, introduzida em todos os continentes. Para europeus, norte-americanos e latino-americanos, exceto os brasileiros, a batata constitui a base da dieta alimentar diária; em outros países, como no Brasil, é utilizada em menor escala, como hortaliça.
-
Em 2005, para confirmar tudo isso, cientistas americanos, liderados por David Spooner, da Universidade de Wisconsin-Madison, afirmaram, depois de pesquisas e estudos patrocinados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que toda a batata cultivada remonta a uma única origem, no sul do Peru, há mais de 7.000 anos. Eles chegaram a esta conclusão depois de analisarem o DNA de 359 variedades de batatas, 261 selvagens e 98 cultivadas.
-
A origem do nome: A palavra “batata” veio de uma língua chamada Taino, que era falada por alguns índios das Antilhas. Os Incas chamavam a batata de “papa”, que passou para o espanhol. Além de papa, o espanhol tem também a palavra “patata”, cruzamento de “papa” com “batata”. Na Inglaterra, “patata” virou “potato”, que é batata em inglês. A batata também já foi chamada, no Brasil, de “batata-inglesa”, na época em que a Inglaterra vendia batatas para nós brasileiros.
-
Curiosidades: A popular batata-frita não é coisa de americano e sim de belga. Segundo pesquisas, ela surgiu em 1859 na cidade de Namur na Bélgica. Os belgas são tão orgulhosos de sua criação que, em 2008, a cidade de Bruges inaugurou o Frietmuseum, um museu todo dedicado à contar a história dessa irresistível preferência nacional. Na forma de palitos são conhecidas como french fries (fritas francesas).
-
-
Uma dica legal: Em pleno inverno, o Shimo, primeiro restaurante a servir a culinária Nipo Peruana em São Paulo, oferece pratos que harmonizam perfeitamente com a estação mais fria do ano. Fora do convencional, o Shimo reúne gastronomia criativa e decoração inusitada. Além dos tradicionais pratos japoneses, inclui iguarias peruanas, como o Tiraditos e Ceviches. Com projeto de design feito por Marcelo Rosenbaum, o restaurante possui três ambientes: uma passarela na entrada que leva ao sushi bar. No subsolo encontra-se o bar onde são servidos drinques especiais e, no piso superior, um grande salão com varanda que é utilizado para eventos fechados. O Shimo é show, vale a pena conferir. Endereço: Rua Jerônimo da Veiga, 74, Itaim Bibi. Tel: (11) 3167 2222.
-

Dicas Deliciosas (Arroz Doce)

Nesta época do ano o arroz doce ganha cena de destaque no Brasil. E para prepará-lo nada mais prático que utilizar a panela de arroz elétrica da marca WEST BEND. Afinal, os eletrodomésticos estão disponíveis para facilitarem a nossa vida. Utilizando a panela elétrica o cozimento do arroz leva em torno de 10 minutos, e com os temperos doces entre 2 a 5 minutos. Ou seja: em menos de 20 minutos você terá um delicioso arroz doce e receberá elogios de todos, pensando que para fazê-lo você demorou uma hora.
-
-
Ingredientes:
- 3 copos de arroz tipo agulhinha
- 1 litro de leite
- 1 caixinha de leite condensado
- 1 pacote pequeno de coco ralado
- 2 pauzinhos de canela
- 1 casca de limão

-
Modo de preparo:
1. Meça os três copos pelo copinho que vem junto com a panela, e lave o arroz.
2. Coloque no recipiente interno da panela e preencha com água até a marca do 3.
3. Conecte na tomada e coloque a trava da panela no modo COOK (cozinhar).
4. Quando o arroz estiver cozido, a panela destravará sozinha para o modo WARM.
5. Então acrescente o leite, leite condensado, canela em pau, coco ralado e a casca do limão, e trave no modo COOK novamente. Porém mexa com a colher de silicone até o leite começar a borbulhar, prove e acrescente açúcar se desejar.
6. Desligue assim que borbulhar e sirva com canela polvilhada por cima. Pode ser servido morno ou frio.
-Dica: O segredinho está na casca de limão que dá um gostinho diferente e especial.
-