sábado, 9 de junho de 2012

Prepare um café sensacional

Pequenos detalhes podem transformar o seu cafezinho em uma verdadeira delícia. Para isso basta prestar atenção em alguns detalhes para fazer do cafezinho uma iguaria. Confira nossas dicas e impressione seus amigos!
1. Como escolher um produto de boa qualidade?
Primeiro leve em conta se o café é gourmet ou especial, que, resumindo, indica que o produto é selecionado e puro, ou melhor, sem a adição de matérias estranhas ao café, como por exemplo, milho e cevada.
2. A escolha da marca.
Outro fator importante é se o produto é nacional, de preferência da região Mogiana. Afinal, o café brasileiro está entre os melhores do mundo.
3. Para cada tipo de preparo, deve-se levar em conta a moagem.
Prefira comprar café em grãos e usar um moedor portátil (a Breville oferece o moedor Ikon, confira clicando aqui). Para o preparo com filtro (coador), a moagem tem que ser fina; para espresso pode ser fina ou fina para média ou média para grossa; e para a moka (cafeteira italiana), média para grossa.
4. Como armazenar?
Ao contrário do que se diz por aí, o café não precisa ficar na geladeira, aliás, pode ser “contaminado” por aromas mais fortes. Uma boa opção é armazená-lo em latas bem fechadas ou potes herméticos (confira as opções que a Click Clack traz para você), sempre em locais frescos.
5. Olha a água mineral!
Nada de água de torneira. Um bom café tem que ser preparado com água mineral ou água filtrada. Nunca ferva a água, pois ninguém curte bebida queimada.
6. Xícaras de porcelana.
São mais que bem-vindas. E, para o preparo do espresso, dê preferência ao modelo sofia, que é arredondado e faz com que o café, ao cair na xícara, gire em torno do mesmo eixo, preservando o sabor e aroma. A ART HOME oferece diversas opções.
7. Feito na hora.
Prefira sempre o café feito na hora. Nada de garrafas térmicas ou requentá-lo.

 

Curiosidade: Já ouviu falar no Kopi luwak? É um dos cafés mais raros e caros do mundo, que custa em média U$ 600 (500g) e é produzido com grãos extraídos das fezes do civeta, um mamífero que vive na Indonésia e nas Filipinas. Você pagaria mais de R$ 15,00 pela xícara desta bebida?


Fontes: ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Panelas de pressão

As panelas de pressão são incríveis aliadas quando o assunto é simplificar a rotina na cozinha e preparar seus pratos preferidos em poucos minutos. E para ter certeza que esses pratos serão um sucesso, o segredo está na escolha do melhor produto. Sendo um utensílio bastante utilizado na cozinha, por sua praticidade e rapidez no preparo dos alimentos, alguns cuidados nem sempre são levados em conta. Por isso, vão aqui algumas dicas para que você use a panela de pressão de forma segura, sem risco de acidentes domésticos como, por exemplo, explosões. É muito importante utilizar a panela de pressão sempre respeitando a capacidade máxima indicada pelo fabricante. É recomendável sempre ler o Manual de Instrução e conhecer atentamente o produto. Caso contrário, entre os riscos do manuseio inadequado estão o entupimento da válvula e até a deformação do material, expondo você a possíveis acidentes.

 

Existem dezenas de marcas no mercado, mas apenas uma pode ser chamada de “a Ferrari das panelas de pressão”. A alemã SILIT, que em 1927 introduziu a panela de pressão SIKO, primeira a ser fabricada e vendida para uso doméstico com total segurança, e que possuía três níveis de cozimento. Com o passar dos anos essa panela seria conhecida como SILIT SICOMATIC (que apesar de ser marca registrada, se tornaria um termo genérico para qualquer panela de pressão), e com a evolução da tecnologia se tornou a primeira panela de pressão do mundo com regulador de cozimento e o sistema de segurança no cabo, tornando-se assim líder de mercado na Alemanha e no continente asiático. Outro diferencial da SICOMATIC é tempo de cozimento em relação a uma panela convencional, três vezes mais rápido, consumindo assim muito menos energia. A marca alemã oferece uma completa linha de panelas de pressão com capacidade variada (2,5 L/3,0 L/4,5 L/6,5 L), cores modernas e tecnologias exclusivas. Para conhecer a linha de panelas de pressão da SILIT clique aqui.