sábado, 25 de fevereiro de 2012

Congelamento e descongelamento de alimentos

Com a evolução dos refrigeradores e a correria da vida moderna, na década de 70 nós ganhamos dois grandes aliados para facilitarem o dia a dia e a preparação dos alimentos: o freezer e o forno micro-ondas. Congelar alimentos é manter o sabor, a cor e o aroma do produto fresco no congelador. Porém, muitas pessoas têm dúvidas quanto ao processo de congelar ou descongelar alimentos. Acompanhe abaixo dicas extremamente úteis na realização destes processos.

Regras básicas de congelamento
- Quanto mais rápido o alimento for congelado e quanto mais devagar ele for descongelado, melhor será o resultado final.
- Sempre retire o ar de dentro das embalagens que serão congeladas, pois ele prejudica o congelamento.
- Identifique com uma etiqueta o nome do alimento, a quantidade e data do congelamento. Assim, fica muito mais fácil saber o que está no potinho e se o conteúdo ainda é próprio para o consumo.
 - Congele porções que possam ser utilizadas de uma só vez, para você não precisar descongelar tudo e usar apenas metade ou uma pequena quantidade.
- Mantenha uma lista dos alimentos congelados. Assim, você não precisa abrir o congelador sem necessidade.
- Nunca congele receitas à base de maisena, gelatina pura, maionese, claras cozidas ou em neve, gema crua, ovo cozido, vegetais crus, creme de chantilly, iogurte, verduras de folhas (como por exemplo, alface, agrião e espinafre) e algumas frutas, como banana e pêra d’água.
- Ocupe no máximo 75 % da capacidade de seu congelador. Nunca "lote" completamente, porque assim o ar não terá espaço para circular.


Descongelar é o processo que faz os alimentos congelados voltarem à sua condição natural.

Regras básicas de descongelamento
Não basta manter as propriedades dos alimentos enquanto ele permanece congelado. É preciso também estar atento para que o alimento não perca qualidade durante o descongelamento. Veja só o que precisa ser observado na hora de tirar um alimento do congelador:
- Para não prejudicar a qualidade dos alimentos, evite descongelar em água corrente.
- Vegetais congelados no processo de branqueamento* (provocar um choque térmico nos alimentos) podem ser imediatamente refogados ou cozidos.
- Molhos podem ser descongelados diretamente em fogo baixo.
- Os demais alimentos, incluindo carnes, aves, peixes, massas, bolos recheados e sobremesas geladas, devem ser retirados do congelador 24 horas antes do uso e colocados na geladeira.


Fique atento às sugestões de tempo de armazenamento para alimentos congelados:
- Pães e massas: 3 meses
- Legumes e verduras: 12 meses
- Filé de peixe: 2 meses
- Carne moída: 4 meses
- Frutas: 9 meses
- Manteiga: De 3 a 8 meses

* O processo de branqueamento é basicamente um choque térmico. Assim sendo, o alimento deve ser (de preferência) lavado, descascado e picado e submetido à fervura (entre 70ºc a 80ºc) por um período que irá variar de acordo com o tipo de alimento. Escorrido rapidamente, o legume, verdura ou a fruta deve ser conduzido para água gelada pelo mesmo período de tempo que foi submetido a fervura. Após isso, escorra bem, e coloque dentro de um saco plástico, retirando o máximo que puder de ar dentro.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A origem da feijoada

Experimente perguntar a qualquer brasileiro se ele gosta de feijoada. Muito provavelmente a resposta será sim, afinal este prato é um dos mais populares e difundidos entre a população, e um ícone do rico universo gastronômico brasileiro. Mas afinal como surgiu a feijoada? Segundo a versão mais difundida, que muitos acreditam não passar de uma lenda folclórica, a feijoada se originou por meio dos costumes dos escravos africanos. Na época da escravidão, os senhores não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos, pés ou línguas, e davam tais partes aos seus escravos. Como a alimentação deles era baseada apenas em cereais, como milho e feijão, resolveram pegar as partes do porco que eram rejeitadas e juntá-las com o feijão, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, além de adicionar água, sal e pimentas diversas. Estava feita a primeira feijoada. Após o final da escravidão, o prato inventado nas senzalas teria conquistado todas as classes sociais, para chegar às mesas de caríssimos restaurantes no século XX.



Porém a maioria dos especialistas rejeita essa versão e diz que o prato, na verdade, foi trazido para o Brasil pelos portugueses. Portanto, o mais provável é que as origens da feijoada são de influências europeias. Alguns crêem que sua origem tem a ver com receitas portuguesas, das regiões da Estremadura do Alto Douro e Trás-dos-Montes, onde feijões de vários tipos, exceto o preto, eram misturados a linguiças, orelhas e pés de porco – conservados na própria banha do animal – e acrescidos de verduras como couve e repolho. E a controvérsia não para por aí. Ainda há aqueles que afirmam que a feijoada foi inspirada em outro prato europeu, como o cassoulet francês, que também leva feijão em seu preparo. Polêmicas à parte, o único fato com que todos concordam é que a adição do feijão-preto ao prato é uma invenção genuinamente brasileira.



Hoje em dia a feijoada, que também leva linguiça, costelinha, carne seca e até bacon, ganhou acompanhamentos como a couve refogada com alho, o arroz branco, a farofa de farinha de mandioca, o molho de pimenta e a laranja fatiada. Acrescente aí porções de torresmo acompanhadas de uma boa caipirinha. A combinação perfeita! Esses incrementos foram tão bem aceitos que a feijoada logo virou símbolo da culinária nacional.




Obs.: Vale lembrar que as receitas tradicionais de feijoada apresentam variações regionais e que, em virtude disso, no nordeste prevalece o uso do feijão-mulatinho nesse prato enquanto a influência carioca impôs no sudeste e no sul a prevalência do feijão preto, constituindo dessa maneira a mais tradicional receita que conhecemos.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Balão comestível

O Alinea de Chicago nada mais é do que o 6º melhor restaurante do mundo e o melhor dos Estados Unidos. Pra quem não conhece, é mais do que um simples restaurante, se propõe a oferecer não apenas uma excelente comida, mas fazer com que as pessoas saiam de lá com a sensação de ter assistido à melhor apresentação artística de suas vidas. Quer um exemplo? A nova sobremesa deles é um balão de gás hélio comestível. O balão é feito com uma espécie de massa açucarada e o cordão que o sustenta é de maçã-verde desidratada. Além de experimentar novos sabores, o objetivo é que o cliente possa inalar o gás e se divertir com o efeito sobre sua voz. Mas como degustar esta exótica iguaria? Assista ao vídeo.