terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A Origem dos Alimentos (Panettone)

Nesta época um dos alimentos, que passa praticamente o ano todo desapercebido, se torna uma presença constante nas ceias e mesas de Natal: o delicioso PANETTONE (em português é correto escrever Panetone). Mas afinal, qual a origem deste alimento símbolo do Natal? Existem várias versões sobre a origem desse alimento. Diz a lenda que a primeira cidade a criar o Panettone foi Milão. As primeiras citações ao Panettone surgiram no século XV, no norte da Itália. Teria sido criado pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, que preparou a iguaria para uma festa em 1395. Desde então, este “pão naturalmente fermentado” tem sido sempre associado intimamente com a cidade de Milão, a capital da Lombardia.
-
-
Como a popularidade do pão cresceu, as pessoas começaram a especular sobre a sua origem, o que resultou em inúmeras histórias. A mais popular diz respeito a um nobre jovem milanês, membro da família Atellini, que se apaixonou pela filha de um padeiro chamado Toni. Para impressionar o pai da bela moça, o jovem disfarçou-se de ajudante de padeiro e inventou um maravilhoso pão, de rara delicadeza e tamanho incomum para a época, cujo topo foi moldado em forma de uma cúpula de igreja. Este novo bolo de frutas saborosas semelhante ao pão fez enorme sucesso e passou a ser chamado de magnífico “Pan de Toni”. E assim, o padeiro concedeu a mão de sua filha ao esperto aprendiz. O hábito de consumir Panettone, especialmente nas festas de fim de ano, iniciou-se também em Milão e tomou conta da Itália, dos Alpes no norte à Sicília no sul.
-

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Cozinhando com a ARTHOME (Hambúrguer de Picanha)

Como no post anterior passamos a receita do tradicional molho barbecue, nada melhor que um suculento e delicioso hambúrguer como acompanhamento perfeito. Apesar de possuir inúmeras opções de hambúrgueres industrializados, nada melhor do que saborear um feito de picanha. Para visualizar a receita, clique no ícone abaixo.
-
-
Ingredientes e Acompanhamentos:
- Picanha moída (a picanha tem quer ser moída por duas vezes sem a retirada da gordura)
- Sal e pimenta
- Pão de hambúrguer
- Ketchup
- Mostarda
- Maionese
- Tomate
- Cebola roxa
- Queijo
- Molho barbecue
-
Produto em destaque:
Se neste Natal você quer presentear uma pessoa especial com um presente especial, minha dica é o GRILL INDOOR DIE CAST da marca australiana BREVILLE. Este produto diferenciado pode ser utilizado com segurança tanto como grill quanto como churrasqueira aberta, pois possui um mecanismo patenteado de travamento. Com corpo feito de aço inoxidável escovado, cabo de metal fundido de alta resistência e a superfície de cozimento feita de Quantanium, material anti-aderente e à prova de riscos, o grill, que possui 1.500 watts de potência, é perfeito para ser utilizado inclusive como chapa. Além disso, o produto possui alguns diferenciais como bandeja de gotejamento extra-grande e lavável a máquina, timer de 15 minutos, botão de inclinação da chapa inferior, chapas planas e estriadas, mecanismo de controle de altura do grill e temperatura com variação entre 175°C e 235°C (32°C a mais que outros grills internos), que permite uma melhor selagem mesmo em filés mais grossos. Para saber onde encontrar este produto clique aqui.
-
-