sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Organize sua cozinha

Café, sal, açúcar, farinha, massas, biscoitos, cereais, torradas, grãos, temperos e guloseimas organizados com estilo em potes que os mantenham sempre fresquinhos, fazendo com que durem ainda mais. Para isso a CLICK CLACK, uma marca neozelandesa, oferece uma completa e eficiente linha de potes fabricados em policarbonato, totalmente transparentes e com perfeita vedação (devido a sua tampa hermética). Além disso, os potes abrem e fecham com um simples clique e são ideais para serem empilhados, deixando armários e a cozinha organizados e com mais espaço. A linha CUBE pode ser encontrada nas versões com tampa branca, vermelha ou aço inox, e nas capacidades 3,3 litros, 1,9 litros e 0,9 litros. Para saber onde encontrar os produtos CLICK CLACK acesse o site da ART HOME.


domingo, 28 de outubro de 2012

Uma delícia francesa

Uma das sobremesas mais tradicionais e deliciosas é o Crème brûlée (que em francês significa “creme queimado”). Traz um sabor doce e cremoso, com uma textura suave e crocante - tudo isso em uma só mordida – que dificilmente deixará de agradar qualquer paladar. Sua receita pode ser feita como a tradição, apenas com baunilha, ou ainda é possível acrescentar suco de laranja, tangerina, licores, canela e ainda acrescentar pedaços de frutas para dar um toque extra nessa guloseima. Versátil, essa sobremesa pode ser feita em porções individuais (mais aconselhável) ou em uma travessa grande para dividir.


Ingredientes:
500g de creme de leite fresco
1 vagem de baunilha
130g de açúcar de confeiteiro
6 colheres de chá de açúcar de confeiteiro (separe para polvilhar)
6 gemas

Modo de preparo:
1. Preparação das vagens de baunilha. Com uma faca, corte-as ao meio e abra. Raspe a polpa com a ponta da faca e coloque na panela. Adicione o resto da vagem e derrame o creme de leite.
2. Aqueça o creme. Coloque em uma panela no fogo médio e deixe esquentar, sem ferver.
3. Preaqueça o forno a 140ºC.
4. Misture os ovos, açúcar e creme. Coloque as gemas em uma tigela, adicione o açúcar e bata, até que fique homogêneo e pálido. Junte o creme quente gradualmente, batendo sem parar. Tome o cuidado para não derramar o creme rápido demais, pois com isso os ovos vão cozinhar. Uma vez misturado, deixe de lado.
5. Peneire a mistura em um jarro.
6. Coloque seis potes refratários em uma forma e encha-os com o creme.
7. Derrame na forma água suficiente para encher até a metade dos potes. Isto serve para fazer o banho-maria.
8. Coloque a forma com os potes no forno e deixe assar por 30 minutos. Quando estiverem prontos, eles vão ficar bem firmes na borda, com consistência de gelatina no centro.
9. Remova-os do forno com cuidado (estão muito quentes). Retire-os do banho-maria e deixe esfriar.
10. Cubra com um filme ou plástico e deixe na geladeira por várias horas.
11. Polvilhe uma colher de chá de açúcar em cada um dos cremes.
12. Caramelize rapidamente com um maçarico de cozinha. Não caramelize por mais do que 8 ou 10 segundos. Se sobreaquecer, o açúcar vai queimar e ficar preto.
13. Refrigere por mais 45 minutos antes de servir. Se refrigerar mais do que isto, o açúcar vai dissolver no creme. Este passo é opcional; alguns servem o Crème brûlée imediatamente após ser caramelizado.


Você sabia?
Franceses, espanhóis e ingleses disputam a origem do crème brûlée, mas a primeira referência histórica é francesa e se encontra no livro Nouveau cuisinier royal et bourgeois de François Massialot, publicado em 1691. A receita era à base de gemas de ovos e leite, com uma pitada de farinha. Já na Catalunha a sobremesa é batizada de crema catalana e contém limão (ou laranja) e canela. Em Portugal, o tradicional pastel de Belém guarda algum parentesco essa iguaria francesa.