quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Especial de natal: vermelho e verde

Em época de natal o vermelho e o verde ganham enorme relevância. Afinal, são as cores típicas natalinas, que deixam a casa preparada para a data comemorativa mais familiar e festiva do ano, emanando energia e iluminando todos os ambientes. Então, vão aqui nossas dicas. 

1. Lixeira linha retro da americana SIMPLEHUMAN. 
2. Copo Anillos de 300 ml da espanhola SAN MIGUEL. 
3. Chaleira da marca alemã SILIT. 
4. Castiçal Signum da polonesa KROSNO. 
5. Vaso árabe 75 cm da espanhola SAN MIGUEL. 
6. Xícaras Cappuccino com colher da italiana BACI MILANO. 
7. Copo Malbec 300 ml da polonesa KROSNO.


domingo, 25 de novembro de 2012

Um ícone natalino

É absolutamente normal que durante todo o ano ele passe despercebido, porém algumas semanas que antecedem o Natal ele surge para ser desejado e degustado, tornando-se um dos alimentos mais consumidos nessa época. O delicioso panetone, depois do Papai-Noel e da Árvore de natal, talvez seja o ícone mais indispensável nas festas natalinas.


Várias lendas tentam explicar a sua origem. Existem várias versões sobre a invenção do tradicional panetone. Uma lenda conta que um jovem chamado Ughetto, morador da cidade de Milão, na Itália, se apaixonou pela jovem filha de um padeiro. Por não possuir o dote necessário e para conquistar a confiança do futuro sogro, ele se disfarçou de ajudante e criou um pão doce recheado com frutas, que se tornou um sucesso de vendas no estabelecimento pelo tamanho incomum e por ter o formato semelhante ao da cúpula de uma igreja. Ele, que não era bobo nem nada, em homenagem ao pai da sua amada (que se chamava Toni) colocou o nome dele no pão, que passou a ser chamado de “pane-di-Toni”, que evoluiu para o “panattón” (vocábulo milanês), e depois para “panettone” (italiano). O padeiro concedeu a mão de sua filha ao esperto aprendiz. Outra história diz que ele foi inventado pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, que preparou a iguaria para uma festa em 1395. Independente das histórias, este ícone natalino é presença garantida em milhões de mesas.